Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Quem se salva do julgamento do povo?

Essa matéria escrita pelo Diretor Rubenilson Nogueira foi publicada no Jornal Impresso Julho/Agosto - Edição de número 89, que circulou na cidade antes da eleição. porém ela nos parece muito pertinente neste momento, então decidimos por publica-lá também nesta página, vale a pena ler.



Quem se salva do julgamento do povo?

Depois de meses abalada pela derrota nas urnas (2012), aparentando não ter rumo definido e com futuro incerto, a oposição, aproveitando do momento eleitoral, através da Câmara de Vereadores começa a exercer o seu papal.

Talvez não por uma decisão explícita de defender os interesses do povo, mas pelo que aparenta, aproveitando-se do momento, pegando uma carona, aderindo às cobranças, diga-se de passagem, iniciada pela sociedade, em relação aos desacertos da administração municipal cada vez mais constantes. Os opositores vêem nesse movimento a possibilidade de um levante que lhes credenciaria para uma nova realidade já pensando em 2016.

Ainda não há denuncias formais, a fiscalização é mais uma força de expressão que não vai além das falas dos vereadores nas sessões, porém o clima criado principalmente pelas críticas vindas da população e da mídia independente, tem praticamente obrigado os edis a saírem do campo da crítica, impondo a necessidade da fiscalização e da busca por punições aos infratores.

Na oposição há quem prefira esperar, na linguagem política 'deixar sangrar', assim desgastando a imagem do governo sem a necessidade de uma ação judicial, que se acontecer, deixará a população e principalmente a juventude mais atenta e capaz de também impetrar ações inclusive aos futuros governos que virão.

Isso explica a preferência de alguns políticos barroquenses pelo denuncismo na internet, na maioria das vezes anônimos, do que o ingresso de denuncias formalizadas e com apresentação de provas, por exemplo, junto ao Ministério Público Estadual (MPE).

Enquanto isso, vereadores da situação, já dão sinais de que não se desgastarão numa defesa velada e comprometida, cada vez mais difícil de ser feita, assim evitariam que a população a cada dia mais revoltada e perplexa os julguem como cúmplices. Porém, todos sabem que há na política, situação e oposição, cada uma tem o seu papel nesse contexto.

Quem vai conseguir se salvar do julgamento popular?

Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário