Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESPAÇO DO LEITOR

A Independência nossa depende do ponto de vista.

No 07 de setembro de 2011, comemoramos os 189 anos de Brasil independente de Portugal, mas em que data vamos comemorar um Brasil verdadeiramente independente, sem dívida externa e com uma economia sustentável nacional? Entende-se que um filho é um homem independente quando completa 18 anos, se entende que um distrito se torna independente quando é emancipado, eu concordo em parte e acho que precisamos rever este conceito. Como é que um filho é independente se dorme na casa do pai, come na casa do pai, dirige o carro do pai e etc., como é que um distrito está independente só por tornar-se cidade, já que sobrevive exclusivamente do dinheiro que o governo libera através de FPM e INSS, e o que produz não dá para alimentar seu povo, uma cidade sem favelas, onde o maior empregador é a prefeitura, uma cidade que tem aproximadamente 20 empresas na área de construção civil para concorrer a licitações, mas não tem um escritório administrativo e que não ficha ninguém, e quando ficha a carteira de alguém é no faz de conta, só para o fichado receber benefícios do governo.
Os valores cívicos estão perdendo o sentido à semana passou, a semana que chamamos semana da pátria onde o aluno deveria aprender o que é ser patriota, aprender o Hino Nacional. Esta semana deveriam acontecer palestras, os alunos deveriam escrever textos sobre ser independente, falar sobre o Brasil hoje e o que esperam do Brasil amanhã, fui assistir o desfile e constatei que mostraram o mais fácil, a história do Brasil, eu gostaria de ver mostrada a história da minha pátria, porque pátria é a comunidade da terra da gente das instituições e da língua, das tradições e do futuro, é persistir os hábitos as tradições o culto e um sentimento de um povo cuja a vida se perpetua em uma história.
Por Gelson da Farinha

1 comentário:

  1. Gostaria de fazer algumas ressalvas às palavras que aqui foram escritas. Gostaria de começar explanando pelo termo "independência" no qual muitos vêem representado na obra de Pedro Américo, não se trata de um instante calculado por segundos - como o grito "independência ou morte!" -, trata-se de um processo pelo qual se passa, a fim de afirmar-se como uma nação soberana. Logo, 7 de setembro de 1822 é apenas o começo de um processo de independência. Quanto à dívida externa, esta não é uma exclusividade brasileira, NENHUM país por si só é independente - economicamente falando-, a exemplo dos EUA, a maior potência mundial (por enquanto) e o país mais endividado do mundo. Outro ponto, a história do Brasil não é a "parte mais fácil", porque esta constitui um dos pilares fundamentais para uma formação nacional, responsável também pelo espírito de pertencimento, um país sem história, não é um país.

    ResponderEliminar