Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seis anos de Jornal @Nossa Voz: a imprensa faz seu papel.


O Onze de Setembro é visto como uma data marcada pelo terror, por lembranças tristes, talvez por que nesse dia só se ouviu falar do tal acontecimento (atentado ao Word Trade Center) ou também pela correria da vida. Principalmente para Barrocas foi de certa forma esquecido o 6º aniversário do Jornal @ Nossa Voz, que por sinal, motivo de comemoração, digno de reconhecimentos e méritos.
O “jornalzinho de Rubenilson” que nasceu em 11 de setembro de 2005, veio da vontade de alertar e levar a informação do que realmente acontece ao povo de Barrocas. E foi assim, com a ajuda de amigos, e com muita resistência o periódico barroquense teve sua primeira edição nas ruas e daí para cá não parou mais. De maneira sucinta, uma breve retrospectiva mostra quão grande é a importância do Jornal para o desenvolvimento de Barrocas, e não é por marketing comercial, ele tem até esse direito, porque realmente fez a diferença, mas é para dá o devido reconhecimento.
Durante esses anos além de cobrir eventos, informar acontecimentos, o jornal atuou cobrando junto às administrações de Barrocas a devida atuação e solução de problemas que assolavam e assolam a população. Representando o povo, conquistou direitos antes não atendidos, denunciou erros, balançando a estrutura autoritária e ditatorial que infelizmente ainda resiste na política dessa pequena cidade. E por ter audácia, por não se intimidar arranca em meio às revoltas e ameaças, aplausos de quem verdadeiramente entende o que é fazer política e o significado de imprensa.
Ele vem crescendo e ganhando a aprovação da maioria, além se sua versão impressa, possui também uma página na internet, onde a cada dia bate recordes nos acessos, abrangendo novos e maiores números de públicos, em sua missão de informar, e assim, se adaptando ás mudanças sociais.  
Infelizmente, um sério problema que afeta a democracia em Barrocas é que até então, a oposição além ser pequena, não tem demonstrado forças para agir, nessas condições quem está no domínio se sente invencível e poderoso, ao ponto de parecer que vivemos em um sistema de ditadura, no entanto, entra em cena o Jornal na luta para que haja a democracia, e torcendo para que a haja novas opções na política, não por ser totalmente contra ao grupo vencedor, mas por ver que na democracia a oposição tem relevância e que o povo só tem a ganhar.
É assim que o Jornal @ Nossa Voz escreve sua história, “correndo o risco de alguém tomar sua caneta”, mas segue firme crescendo a cada obstáculo que lhe é imposto. Indo contra não ao errante, mas sim ao seu erro e sua persistência em errar. Que todos possam aplaudir e cantar “parabéns para você...” Enfim, já pensou se ele não existisse? E se não tem oposição, a imprensa faz seu papel.

Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia pela UEFS

2 comentários:

  1. Parabéns pela passagem de mais uma aniversário do Jornal @ Nossa Voz. Parabéns a todos que o mantém atualizado, sempre prestando um grande bem à comunidade e nos mantendo informados, mesmo morando distante de nossa Terra. Bola pra frente, Rubenilson!

    ResponderEliminar
  2. é pura verdade o que antónio fala nessa matéria pois esse jornal assim como esse blog são muito importante pra nossa cidade pois cobra algo em prol dos barroquenses continue assim antónio e equipe pois vcs só tem a ganhar desde já um abraço da amiga ana cleide

    ResponderEliminar