Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2021

Pesquisadores da USP anunciam desenvolvimento de teste rápido para a Covid-19

Foto: Karla Castro/ doutoranda do IQSC
Em São Paulo, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo - USP, anunciou mais uma conquista para a ciência. Os pesquisadores desenvolveram um teste rápido para a Covid-19, com custo aproximado de R$ 30,00. Conforme um comparativo, o teste poder ser até 5 vezes mais barato que os testes convencionais.

Atualmente os testes convencionais são vendidos por cerca de R$140, e com essa nova conquista o dispositivo facilitará a testagem em massa no Brasil. Com a tecnologia do dispositivo também será capaz de revelar se o paciente que tomou uma determinada dose de vacina já produziu anticorpos. 

O teste foi denominado "Teste Popular de Covid-19", o dispositivo analisará uma gota de sangue que será retirado do paciente, em busca de anticorpos que possam detectar a doença. Essa estratégia vai baratear a produção e otimizar a quantidade de insumos do material e utilizar nanopartículas para a localização dos anticorpos.

Trazendo um caráter inovador, o teste é capaz de transparecer se a pessoa produziu anticorpos após receber uma determinada dose da vacina, podendo auxiliar o médico a identifica a necessidade de acompanhamento do paciente no processo de imunização. Além disso, o dispositivo permitirá ainda o rastreamento de imunidade de variantes do vírus.

Da redação por Ana Clara/ Informações: Jornal da USP, por Henrique Fontes

Sem comentários:

Enviar um comentário