Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Barrocas: Prefeito José Almir visita povoados beneficiados com rede de água para ver de perto o ‘líquido precioso’ caindo das torneiras


O sonho de centenas de família da região de Barreiras, Zona Rural de Barrocas começou a se tornar realidade. Há anos a população de diversos povoados daquela região esperavam a chegada da rede de água e só agora na gestão do Prefeito José Almir a água começou a cair nas torneiras.

Segundo o prefeito são 22km de tubulação, a obra é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Barrocas com a Cerb - (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) e a Embasa através do Governo do Estado.


A rede que já se encontra em fase de teste, quando for totalmente concluída levará água para as comunidade de Barreira 1 e 2, Baraúna do Rumo, Tanque Velho, Jenipapo, Qoalhada, Arraial e Periquito. Em alguns destes povoados a água já começou a cair nas torneiras e os reservatórios já estão cheios.

O prefeito José Almir fez questão de ir pessoalmente ver de perto os tanques cheios e conversar com os moradores, nossa equipe acompanhou o gestor juntamento com o Secretário de Agricultura Gilberto Brito na visita que aconteceu na quarta-feira (14).

Ex Presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Senhor Henrique
“Pra gente é uma grande alegria está realizando um sonho que é de muito tempo, isso foi anseio da comunidade de Barreira, e que hoje tá todo mundo com os tanques cheios inclusive eu, tenho duas cisternas de 15 mil litros cheias de águas e já sagrando, e para Barreira isso é uma riqueza, a gente espera que continue e que mais progresso virá por aí no futuro” destacou o senhor Henrique da Barreira.

A moradora disse que com a chegada da água encana vai poder aumentar o cultivo do 'quintal'.
“Estamos muito felizes, antes a gente tinha água colocada por carro pipa, nunca ficamos sem água, a Prefeitura mandava água pra nós sempre que precisávamos, mas nós precisávamos da água encanada e ela chegou, e graças aos esforços de Almir os tanques estão tudo cheio, até agora está caindo água aqui nas torneiras" comemorou a senhora Ivonete moradora da Baraúna do Rumo.

Dona Júlia 77 anos 
“Graças a Deus estamos felizes, demorou de chegar, mas quando nós pedíamos água o carro pipa trazia, quando chegou a água ainda tinha um resto da que o carro pipa tinha trazido, mais agora só não estou muito feliz porque o meu tanque antigo vazou, vamos resolver logo para encher com água da embasa" lembrou a senhora Júlia de 77 anos.

Dona Ivete disse que todos os tanques da comunidade estão cheios
No Povoado de Tanque Velho conversamos com a Dona de Casa, senhora Ivete; “Por enquanto o meu tanque não está cheio porque estou limpando, mais já está caindo água, aqui na região de Tanque velho está tudo cheio as caixas, a muito tempo esperávamos e tá ai, chegou a água e nós agradecemos ao Prefeito Almir" afirmou a moradora.

Moradora disse que alguns não acreditavam que a água ia chegar.
Nos três povoados que visitamos os moradores aproveitaram a visita do Prefeito para agradecer pela obra que a tanto tempo esperavam. Alguns moradores não acreditavam que a água iria chegar, agora correm para concluir a encanação à tempo de ter os reservatórios cheios.


Senhor Edézio disse que o Prefeito estava de Parabéns pela luta e conquista da água encanada para região.

Prefeito José Almir ao lado do Agricultor, senhor Edézio
"A minha alegria se junta a alegria desse povo, essa é uma conquista esperada de muitos anos, e hoje uma conquista realizada, realmente no  período de seca há muitas dificuldades, mas o nosso Governo Municipal sempre teve ao lado com caminhões pipas, os moradores sabem muito bem que a gente nunca negou um carro pipa de água a essa população, mas mesmo assim tinha alguma dificuldade diante da demanda que era muita. Por isso hoje eu me sinto também com um sonho realizado, é uma conquista importante para essa região para essa povo, são 22 km de tubulação e isso agradeço o empenho do Governo do Estado desde a época do ex-governador Jaques Wagner quando assinei o convênio Prefeitura, Cerb e Embasa, mas  lembro do empenho do atual Governador Rui Costa que deu continuidade ao projeto e acelerou todo esse processo para que agilizasse o mais rápido possível. Então foi uma conquista importante também do Governador Rui Costa eu tenho a minha gratidão e o povo de Barreira e de toda essa região também" destacou o Prefeito José Almir. 


O gestor também lembrou da conquista das cisternas, que hoje foi o primeiro passo, hoje eles estão cheias e com água potável; "Minha maior felicidade foi o projeto anterior a esse, foram 1040 cisternas de polietileno e 600 cisternas de placas que realmente atendeu toda essa região, agora no momento que chega a água encanada a população tem também seus reservatórios para receber a água, então eu fico bastante feliz pelo conjunto da obra" afirmou Almir.

O gestor lembrou ainda das idas a Salvador para diversas reuniões; "Agradeço bastante a Deus, que me dá essa força de correr atrás, essa conquista aconteceu depois de muitas idas e vindas a Salvador juntamente com toda nossa equipe de governo, então aproveito para parabenizar a todos e dizer que vamos continuar lutando".

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Fotos: Milena Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário