quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Folheto informativo ‘O seu município em números 2016’ lançado pelo IBGE em parceria com o TSE traz informações sobre Barrocas


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram recentemente uma parceria para divulgar o folheto “O seu Município em Números 2016”, que já está sendo distribuído no país. As informações disponíveis em papel, e em meio digital, trazem dados relevantes de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, como o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação e economia, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Foram impressos pelo IBGE cerca de 1,1 milhão de folhetos informativos. Eles estão sendo distribuídos em todo o território nacional, por meio da rede de 584 agências do Instituto. E entregues aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil.

Em Barrocas além dos comitês dos candidatos que disputam a eleição, o Jornal A Nossa Voz também recebeu folhetos que apresentam informações sobre População e Domicílios, Economia, Saúde, Educação e IDH. Além dos dados contidos no folheto o cidadão pode ter acesso a muito mais informações através do site, http://cidades.ibge.gov.br/ onde é possível fazer comparações com outros municípios vizinhos (Ver aqui). O município de Barrocas possui mais Estabelecimentos de Saúde SUS que a vizinha Teofilândia, 16 à 10 mesmo com cerca de 7 mil habitantes à menos. 

O objetivo do material, feito especificamente para cada município brasileiro, é subsidiar eleitores e candidatos sobre a realidade socioeconômica de cada cidade, para permitir que as soluções mais compatíveis com eventuais problemas enfrentados pelo município sejam debatidas e avaliadas no momento do voto.

Contribuição do TSE na divulgação: Juntamente com os dados de todos os candidatos às eleições municipais de 2016, que solicitaram registro à Justiça Eleitoral, também estão disponíveis desde agosto no sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (DivulgaCandContas) do TSE informações detalhadas de todos os municípios brasileiros onde haverá eleição no próximo dia 2 de outubro, em primeiro turno, no sentido de viabilizar a parceria com o IBGE para a divulgação desses dados. 

Além disso, as informações sobre os municípios estão acessíveis para consulta e download no canal Cidades@, do IBGE, que também está ligado ao sistema DivulgaCandContas. E ainda: versões digitais do material serão enviadas, por e-mail, a todos os candidatos da base de dados do TSE.

@ Nossa Voz com informações do IBGE.

Mais sobre Barrocas abaixo...

Gentílico: barroquense

HistóricoBarrocas
Bahia - BA

Histórico

Na penúltima década de 1800, chegava na Fazenda Barrocas os trilhos da ferrovia posteriormente denominada de Viação Geral da Bahia, que partia da Jiquitaia, em Salvador, passando por Alagoinhas com destino a Juazeiro. 

No local, onde hoje está localizada a Estação, foi construída uma plataforma de trilhos para carga de pedras para construção de obras de artes da ferrovia, pedras estas extraídas de uma pedreira situada onde hoje é a Praça da Matriz. 

Posteriormente, foi edificada uma casa de tábuas com teto de zinco em cima da plataforma, que veio a constituir um ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros com o nome de Barrocas, designativo de terra rasgada pela enxurrada.

Na época, os donos da Fazenda Barrocas eram o Sr. José Alves Campos e sua mulher Sra. Felisberta Maria de Jesus. O primeiro, falecido entre os anos de 1882 e 1892.
A uns 100 metros da Estação, lado oeste, em plena época da guerra de Canudos, residia. em uma cabana de palma, junto com seu filho, uma senhora de cor negra, chamada Maria Alexandrina. 

A uns 200 metros da Estação, lado sul, foi construída uma casa conhecida como "casa dos trinta", isto porque em frente à casa ficava o km 130 da ferrovia.

A uns 900 metros, do lado oeste da Estação, onde hoje está o sangradouro do açude, ficava a sede da Fazenda Barrocas, e esta limitava-se com a Fazenda Maçaranduba.
A primeira iluminação pública foi o lampião a gás. A segunda, foi um conjunto de força-motriz no armazém da Estação. A terceira, um conjunto de força-motriz inaugurado pelo prefeito, à época, e onde hoje é a agencia do Banco do Brasil. A quarta e última foi à chegada de luz à força hidráulica, inaugurada em 08/10/1967.

Formação Administrativa

Com a lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1983, Barrocas passou à categoria de distrito de Serrinha.
No dia 09/05/1985 foi criado o município de Barrocas pela Lei nº 4.444. Entretanto, funcionou como município legal com todos os direitos e deveres até 31 de dezembro de 1988, quando houve a anulação da criação do município, voltando a condição de distrito de Serrinha. 
Em 30/03/2000 foi aprovada, por unanimidade, a lei estadual nº 7.620, que recriou o município de Barrocas.

Fonte: IBGE

Sem comentários:

Enviar um comentário