Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Oitava edição do Festival de Violeiros de Barrocas


O final de semana em Barrocas teve sua agenda cultural lotada. No sábado 19 aconteceu a 8ª edição do Festival de Violeiros, evento que tem a missão de dá continuidade à cultura do trovadorismo na região. Zé Martinho como é conhecido, é o idealizador do evento que com o apoio dos amigos e da família preparou tudo para a viola tocar.
Nessa edição participaram três duplas: Zé Martinho e Zé Pedreira representado Barrocas, Antônio Maracujá e Dadinho representando Riachão do Jacuípe e Flávio Ferreira e Van da Viola dupla que representou a cidade de Serrinha. Nem a chuva fina, nem o frio intimidou os amantes da viola e com ela comemoram a volta da chuva renovando também a cultura nordestina.
Nem conversa com nossa equipe Zé Martinho, disse que o objetivo é a cultura, e também reunir os amigos que gostam do som da viola.
No evento foi homenageado o senhor Pedro Francisco Damião (pai de Zé Martinho), um dos mais velhos poetas populares e/ou trovadores da região, que poucos dias antes completara 70 anos de vida. Nos duelos os desafios tinham como tema: O que fazer para se salvar; Se eu fosse a morte matava quem namorasse o meu bem, entre outros. Versos esses que contam a vida e cultura do povo nordestino, ou seja, uma verdadeira aula de arte e cultura popular.


O festival teve o apoio da Prefeitura Municipal, Comerciantes, Sindicato dos Trabalhadores e demais populares e autoridades locais e da região.

Por Antonio Zacarias - @ Nossa Voz Cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário