Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Viva a Cultura! Viva o Sertão! Viva o Nordeste e Viva a Casa do Sertão!


Com muito estilo e jeito nordestino foi realizada a 6ª Amostra de Arte do Antepassado da tradicional casa do Sertão na Comunidade de Boa União Barrocas BA.  E no friozinho gostoso do inverno que se aproxima,  a cultura da gente pulsou vibrante e forte, mostrando que se depender da AAA ela nunca vai morrer.
Abertura da 6ª AAA.
A Amostra de Arte de Antepassado é organizada pelo senhor Celso Coelho, sua família e amigos dentre eles Leonys e Rubenilson. Nessa edição o Rei do Baião Luiz Gonzaga foi homenageado em especial pelo seu centenário. Além da exposição e dramatização com objetos antigos, foram apresentadas:  dupla de violeiros, bumba meu boi, forró pé de serra, Folias de Reis, samba brasileiro, teatro, entre outras manifestações culturais e com isso quem foi prestigiar fez realmente uma viagem ao tempo dos nossos avós.
A festa teve inicio às 17 horas com abertura pela família Ferreira (família de Celso), onde foi homenageado o Luiz Gonzaga. Seguida os violeiros Zé Martinho e Zé Pedreira, o sanfoneiro Raimundão com o forro pé de serra onde fez o público levantar poeira, bumba meu boi de Barreiras, Folias de Reis da comunidade 19 (Teofilânda), o Samba brasileiro com o senhor Hilário e o Antonio Queiroz com os Meninos da Ladeira.
Autoridades e populares se fizeram presentes, para cima do palco formigueiro foram convidados a falar, Celso em suas palavras falou da dificuldade em organizar a AAA, mas agradeceu pelos apoios, e todos que contribuíram para tal, ressaltou também que gostaria muito que tivesse um espaço, um museu para que os artefatos fosse conservados.

Prefeito José Almir, Celso e Rubenilson
 Prefeito Almir disse.que não mediria esforços para que o espaço fosse erguido e garantiu a continuidade do incentivo a cultura no município; “mudamos o presente , mas não se muda a história” disse. Rubenilson com a missão de apresentar o evento, também falou a convite de Celso e disse; “Eu tenho certeza que a população barroquense aprova o incentivo a cultura a confirmação está aqui, por isso peço ao prefeito que além de manter o apoio a este tipo de evento, os amplie, incentive, promova”. E concluiu dizendo; “acredito que Leonys e demais parceiros concordam comigo, ao afirmar que nós fazemos pouco diante do grande empenho de Celso e família na realização da AAA”.

Dramatização: Uso dos caruás para transportar água com o jegue.

Populares como o senhor Lêro, ex-delegado do município, Henrique da Barreiras, Pedro Goría do Umbuzeiro, Dão da Boa União e Roquinho de Barrocas , vereador por 5 mandatos, apesar da idade estiveram presentes e muitos destes curtiram a festa, com exemplo o senhor Lêro 84 anos que dançou , sambou e disse; “Não perco um ano sequer, se Deus permitir sempre virei”.
Enfim, que esse trabalho possa ter continuidade, o lado ruim da globalização está destruindo a cultura nordestina e cultura é identidade, e nossa identidade não pode ser absorvida pela grande massa. Parabéns aos nordestinos, parabéns à AAA.

Outras imagens:
Raimundo Sofoneiro
Bomba-Meu-Boi.
Violeiros, Zé Pedreira e Zé Martins
Reizado de Teofilândia
Em breve publicaremos mais fotos, aguardem!
Por Antonio Zacarias – Texto e Fotos.
Jornal @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário