Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Moradora escreve para nossa redação e conta um pouco mais sobre o Rosário.


O povoado do Rosário fica situado a 6 km da sede do município de Barrocas, seu clima é semi-árido, seu cultivo é milho, feijão, abóbora, mandioca e também sua principal fonte de renda é o sisal.

Os primeiros habitantes do Rosário foram: Maria do Rosário, Jose Manoel ( Zuza), Antonio Cândido Pereira, Jose Leôncio Bispo, Jose Lopes Simões e José Antonio Pereira. O nome Rosário foi escolhido em homenagem a senhora, cujo nome era Maria do Rosário, então escolheu por ser a moradora mais velha da fazenda. O primeiro comerciante da comunidade foi Domiciano Mota.

A energia elétrica chegou por volta de 1988, sendo que a partir daí a fazenda Rosário foi se desenvolvendo e hoje é denominado povoado de Rosário, tendo um total de 146 famílias com aproximadamente 453 habitantes. Sua fonte de renda é também a comercialização de animais, como: ovino, caprino, suíno, bovino, aves e sisal.tem vários comércio como: bar, mercearia, loja de confecções e açougue.

  
A cultura local é o esporte, lazer, festejos juninos futebol, culto religioso católico e evangélico, pau-caido, quadrilha, quebra-pote e o tradicional Rapa do Rosário. Há pessoas que fazem: vassouras, crochê, bordado, pintura, costuras, esteira e chapéu de palha. Temos também serviços públicos como: energia elétrica, água encanada, telefone público, posto de saúde, calçamento, jardim, escola, igreja, campo de futebol e quadra de esportes.

Em virtude do povoado ter este nome de Rosário, Nossa Senhora do Rosário foi escolhida como padroeira da localidade. O Padre Lucas de Neezzes foi o primeiro Padre a celebrar a missa em homenagem a nossa padroeira. A festa de Nossa Senhora do Rosário é realizado a 22 anos atrás no mês de outubro com a participação de outras comunidades,como: TanqueBonito, Alto Alegre, Jenipapo e Lagoa da Cruz. Sua comemoração é realizada com o trido, ou seja, trido significa três dias de adoração e devoção a nossa Senhora do Rosário sendo que, cada dia uma comunidade fica responsável para celebrar o culto.


Ao termino da santa missa é realizado os leiloes de alimentos doados pelas pessoas da comunidade, em beneficio a mesma. Essa festa é muito importante para os cristãos do Rosário, pois é uma forma de expressar os sentimentos de fé, amor e devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Texto e Fotos enviados por:  Valdeci Pereira Mota - Presidente da Associação local.

Fale da sua comunidade, envie texto e fotos para: rubem.nogueira@bol.com.br - Todos querem saber, só falta você contar.

2 comentários:

  1. PARABENS SI PELA MATERIA RSRSR
    EU FAÇO PARTE DA HISTORIA DESSE POVOADO QUE TANTO AMO,HOJE MORO EM SALVADOR MAIS O MEU UMBIGO FOI ENTERRADO AI PORQUE EU NÃO SAIO DESTE LUGAR LINDO,
    PARABENS AO VEREADOR JOSE INACIO POR TER AJUDADO MUITO PARA POSSO POVOADO.
    MEU PAI DOMICIANO(NEGUINHO) FOI O PRIMEIRO COMERCIANTE E MEU BISAVO JOSE LEONCIO UM DOS PRIMEIROS MORADORES.
    AMEI BJS NIVANIA

    ResponderEliminar
  2. Valeu Nivania, gosto de coração do meu povoado!!!
    E realmente precisamos sim fazer com que esse povoado se desenvolva bastante.
    A nossa Associação também vem fazendo parte desse desenvolvimento.
    Peço que você visite o nosso blog.
    associacaodorosario.blogspot.com

    ResponderEliminar