Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Passeio Ciclístico de Barrocas – Um evento que tem história pra contar.

Em 2010 saída do Povoado do Rosário rumo a Lagoa da Cruz
A História do Passeio Ciclístico de Barrocas começou no ano de 2001, quando um grupo de amigos resolveu afastar-se da rotina e num domingo, saíram passeando de bicicleta e “tomando umas” pelos povoados, daí o nome do grupo organizador ser Bebos Ciclistas. A ideia foi aprovada e a cada ano novidades e melhorias na organização foram surgindo, o foco foi mudando, sendo direcionado para a prática de atividade física e ainda como forma de ajudar o planeta pedalando, mas sempre com a organização do grupo “Bebos Ciclistas” .

Praça São Miguel do Ouricuri em 2002
No início o passeio acontecia no feriado de 1º de Maio, porém devido à data coincidir com outras comemorações, passou para o mês de Junho, julho até chegar ao natal. As camisas sempre retratam ciclistas e suas magrelas (bikes), porém neste ano o foco foi a conscientização da importância do uso da bicicleta, tendo como tema; “Vá de Bike”.

Chegada do Povoado do Rosário em 2004
Nesta quarta-feira 25 de dezembro, novamente o Grupo reúne amigos e recebe visitantes, amantes desta prática e partirá numa pedalada de aproximadamente 20 km, passando pelos povoados de Alambique, Tanque Bonito, Ouricuri, Passeio, Lagoa Redonda, Santa Rosa, Umbuzeiro e retornando há Barrocas. Diante da importância do evento para a cidade autoridades municipal como o Prefeito da cidade, José Almir costuma está entre os ciclistas pedalando do início ao fim.

Chegando ao Povoado de Lagoa da Cruz em 2003
Segundo os organizadores há expectativa é de saírem da cidade por volta das 8 horas da manhã e retornarem às 15 horas, desta vez a festa de encerramento acontece na Praça da Matriz com o Grupo Musical Vaguinho & Cia animando os ciclistas e público que fica na expectativa do retorno.

Nos primeiros anos uma ambulância particular era alugada, diante da falta de apoio no município. 
Foto Povoado de Santa Rosa
A Polícia Militar, a Guarda Municipal, e equipe do Hospital Municipal (Ambulância) acompanham todo o trajeto, assim como um carro é disponibilizado pela organização para recolher bicicletas e ciclistas que quebrarem ou que não conseguirem concluir o roteiro.

Saída de Barrocas - dúvidas se em 2002 ou 2003.

@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário