Páginas

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Enfim, pondo em prática as promessas do réveillon.


Tornou-se praxe entre os votos para o Ano Novo, o planejamento financeiro pessoal, a maioria das pessoas proclama para os quatros ventos que no ano vindouro fará diferente do ano velho, controlará o cartão de crédito, poupará mais, fará bons investimentos. O que acontece na maioria dos casos é a continuidade do velho comportamento, ou seja, as promessas são postas a lado e nada é feito. Sendo assim, antes que se passe o carnaval, ainda há salvação para chegar a dezembro com os votos realizados. De inicio, a decisão e autodisciplina são os primeiros passos.

São muitos os fatores que atrapalham essa fase inicial, a falta de decisão, não ter seriedade no propósito, as férias, as faturas e prestações das dívidas do fim de ano que começam a aparecer, o material escolar, impostos e tantas outras obrigações que comprometem quase toda a renda, impedindo de começar qualquer mudança. Ou, caso começam, muitas das vezes não dão continuidade. Por isso a necessidade da autodisciplina.

Considerando que são primordiais esses primeiros passos, para quem tem dificuldade na arte da poupança, ou mais abrangente, do planejamento financeiro pessoal há vários métodos que podem ajudar, como a regime de poupança de 10% da renda mensal, ou seja, não contar com essa parte, se planejar para viver como se a renda fosse apena os 90%. Há o também o famoso desafio das 52 semanas, no final desse período a pessoa terá 1.378 reais, para isso, deve-se poupar o valor correspondente à semana, ou seja, na primeira semana poupa-se 1 real, na segunda, 2, na terceira 3 e assim sucessivamente, na a 52ª semana poupará 52 reais, o total poupado será 1.378 reais. Caso esteja depositando esses valores numa caderneta de poupança ainda ganhará no final os juros e as correções monetárias. Esse desafio é bom para o início do ano, desde a primeira semana, então para quem ainda se interessa passar o réveillon com essa quantia, deve poupar o valor correspondente ao total até hoje. 

E para aqueles que querem uma renda maior num longo prazo, há os depósitos em fundos de previdência, a compra de títulos imobiliários nos quais os rendimentos podem ser maiores que a na caderneta de poupança. Também há os investimentos nas bolsas de valores, porém, esses por serem mais rentáveis possuem mais riscos e necessitam de muita atenção. Não esquecendo também que a depender da região o investimentos em bens imóveis pode ser um bom negócio. 

Além dessas, há muitas outras maneiras de se planejar, poupar já é um bom começo, mas somada a um bom controle das finanças os resultados são ainda melhores. Criar o hábito de sempre “ir à ponta do lápis”, comprar com responsabilidade, o necessário, não ter o cartão de crédito como uma parte da renda, ele só deverá ser usado em casos emergenciais, nunca comprometer mais de 50% da renda com dívidas e principalmente não gastar mais do que ganha. Tudo isso é óbvio, por isso ressalta-se a importância da autodisciplina.

Diante disso, cabe realmente ao interessado em por em prática esse propósito. Assim poderá comprar o carro ou a casa sonhada, passará a viver menos limitado, poderá fazer aquela viagem de fim de ano, começar o próximo ano bem e acima de tudo ter a sensação de dever cumprido, de ter as metas alcançadas, enfim de até mesmo se sentir bem sucedido, realizado.

Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia UEFS

Sem comentários:

Enviar um comentário