Páginas

terça-feira, 17 de junho de 2014

Barrocas: Arraía da Igreja Católica atrai grande público e destaca tradições juninas.


Em Barrocas, a Paróquia São João Batista realiza a partir do sábado (14) a novena do seu santo padroeiro. Os festejos se estendem até o dia 24 de junho e faz um verdadeiro resgate dos costumes e tradições do período junino.

Durante todo esse período acontecem às missas com a participação das comunidades, a igreja fica lotada com a presença dos fiéis e a cada noite recebe um padre de um município vizinho.


Logo após a celebração, todos seguem para o Arraía montado em frente à igreja, onde além do Forró pé de serra é possível comprar roupas na barraca da pechincha, e comidas típicas nas barraquinhas; milho, mingaus, bolos, doces e salgado são vendidos e acabam rapidinhos, pois a procura é muito grande, chega a ter fila para comprar, pois tudo é feito com muito carinho.


Tudo é muito bem montado, os detalhes da ornamentação tá um toque especial, e logo que a sanfoneiro começa a tocar, a animação toma conta de todos, mas nem todos dançam pois antes que se acabem é melhor saborear um milho cozido ou mesmo um gostoso mingau, até os pequenos aproveitam.  

É um momento de interação, como disse Marizete Brito; “O novenario é sempre uma benção aqui em nossa paróquia, em especial porque é um momento em que reunimos as comunidades que fazem parte da paróquia para juntos celebrarmos, cada noite temos ainda as presenças de sacerdotes ou mesmo de diáconos de outras cidades para tá partilhando a palavra, e é sempre uma benção pois além dos momentos de louvores, a gente também se diverte no arraia que acontece graças a muitas pessoas que colaboram, então é uma graça e a cada ano vem ficando melhor, principalmente em relação a integração entre as comunidades”.


Neste noite de terça-feira o forró ficou por conta do Grupo Amigos do Forró da comunidade de Ladeira.


@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário