Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Barrocas, tradicionais Rapas marcaram as festividades da terça-feira.


O São João de Barrocas seguiu animado na terça-feira (24), dia que aconteceu os Rapas nos Povoados do Ouricuri e Rosário.

Dia de Rappa significa interação nas comunidades, praticamente todos os moradores participam direta ou indiretamente, quem não acompanha a comitiva, ajuda fornecendo alimentos ou bebidas como licores e refrigerantes, o Rappa circula por todas as ruas e passa por praticamente todas as casas fazendo o rapa, primeiro as localizadas do lado direito da rua suas visitadas, no retorno é a vez das residências da esquerda.



A noite acontecem os shows com bandas, mesmo depois de festejaram durante todo o dia, os participantes do Rappa seguem na mesma animação, sem demonstrar o menor cansaço. 


No Rosário, passaram pelo Palco, Raimundo Sanfoneiro, Bem-Te-Vi, Cangalha de Ouro e Victor Lopes, a festa contou ainda com apresentação de Quadrilha com jovens da comunidade. A família do vereador Zé Inácio se desdobra para a cada ano ajudar fazer a festa que já virou tradição, mas ele faz questão de destacar a união entre as pessoas da comunidade para que o Rappa aconteça; “Aqui todos participam unidos e por isso dá tudo certo, nós na medida do possível estamos ajudando desde a preparação até o trabalho no dia, mas é a comunidade que está de parabéns, mesmo porque se dedica todo ano e fazem essa festa bonita” disse o líder. Neste ano o Rappa do Rosário contou com um veículo tão bem enfeitado que parecia um carro alegoria de uma escola de samba, com uma diferença, o som tocado nele era o Forró. 


No Ouricuri, a agitação começa cedo, os foliões saem pelas ruas em busca de licor e comidas e fazem o rapa nas panelas das casas visitadas. A carroça tem destaque na animação durante todo o percurso, é nela que o som é instalado, porém a mesma é tracionada por participantes quem precisam ter muita força e técnica para não prejudicar a animação. À noite, no palco onde aconteceram os Shows, passaram Vaguinho & Cia e Josafa, Givaldo José, Forrozão Chapéu Caipira. O líder Robenildo Brito tem papel crucial na execução da festa cabe a ele a missão de organizar, discutir com as autoridades e conseguir apoios, mas não é só, no dia da festa lá está Robenildo entre as centenas de pessoas que participam e ajudam a manter o Rappa de São Miguel do Ouricuri, porém lá também há um grupo de pessoas dedicadas para que o evento tenha êxito.


Os Rapas acontecem com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.

Nesta quinta-feira, detalhes do Rappa de Minação.

@ Nossa Voz - Fotos: Victor Santos - Reproduções Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário