Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Barrocas: Rapa da Minação, 24 anos de tradição, muita festa e alegria.


Dia 25 de junho é data especial para os moradores do Povoado de  Minação, onde o tradicional Rapa agita a comunidade com cerca de 1.000 moradores e leva os 'ressaqueados' de volta para a farra. 

Lá em 1990 começaram os primeiros rapas, os anos passaram e a festa tem cada vez mais atraído o público de diversas cidades vizinhas e até da capital. Muita gente bonita e arrumada embelezam o evento considerado o maior da região. 


Pela manhã a carroça tunada com muita palha, com a Bandeira do Brasil em destaque e um som potente, embalou mais de 1.000 pessoas correndo em casa em casa, tomando licor e 'rapando' a comida preparada pelos próprios moradores e entregue aos que acompanham a carroça. Todo o percurso foi tranquilo, perguntado sobre este ano um folião respondeu  com poucas palavras; “Cada ano é melhor que o outro”. 

O quarteto incansável formado por Roque, Maia,Vaninho e Zé Jorge popular Zelão, puxaram a carroça durante todo caminho, só largaram depois da noite, bem a noite mesmo quando a carroça foi improvisada como som principal para continuar animando  os participantes, pois houve atraso na montagem do palco onde aconteceram os shows.


Já revigorados com o licor a continuidade foi na praça onde se reuniam cerca de 3.000 mil pessoas, apesar da rede de energia não ter suportado e ter dados picos o público não desanimou e continuaram a dançar muito forró e até vibravam quando a “luz” faltava, mas a festa continuava mantida pelo gerador.

Neste ano o Rappa de Minação além de receber políticos da cidade como o Prefeito José Almir, Presidente da Câmara Eclécio Kekeu e demais vereadores, teve também a visita dos Deputados, Bruno Reis  (PMDB) e Paulo Azi (DEM).

Apresentação de Vaguinho & Cia
As Bandas Vaguinho & Cia e Josafa, Muido da Mulesthia e finalizando a noite com chave de ouro Trêm do Forró botou a praça pra dançar. A festa tem como um dos principais organizadores o grande Daniel que juntamente com amigos passa dias trabalhando para que tudo dê certo.

A Prefeitura Municipal de Barrocas, através da Secretaria de Cultura apoiou o evento.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos - Fotos Reprodução Facebook - Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário