Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A beleza do pós-chuva em Barrocas

Fotos Victor Santos
Neste período chuvoso, nossa equipe foi à zona rural do município para ver de perto como a chegada da chuva modificou a paisagem, vimos que o verde predomina, mas também surgiram outras cores.

Barrocas está localizada na Região Sisaleira, na Mesorregião do Nordeste Baiano, seu clima predominante é o semi-árido. Devido à escassez de água durante boa parte do ano, são comuns as cisternas, tanques de chão também chamados de barreiros e açudes que armazenam a água disponível no período de chuvas, porém a cada ano esse período tem ficado menor, e muitos desses reservatórios secaram. 

Em virtude desse desequilíbrio no clima, surgiu o termo, ‘seca verde’ que define esses períodos pequenos de chuva que apenas muda a paisagem mais não é suficiente para juntar água nos reservatórios. 


Com a chuva a vegetação parece renascer, o campo fica florido e belo, pastos são renovados, o capim surge imponente como mostram as imagens registradas na região de Umbuzeiro e Boa União.

A primeira chuva de Novembro em Barrocas foi forte, além da mudança na paisagem foi suficiente para juntar boa quantidade de água nos reservatórios de várias regiões do município, mas em comunidades como Minação, Ladeira e Nova Brasília a trovoada não chegou e alguns reservatórios seguem com pouco volume de água.



Felizmente as últimas previsões indicam que pode haver pancadas de chuva neste sábado dia 21, renovando assim às esperanças do homem do campo, que já está feliz com o verde dos campos, e segue bastante confiante em ver as aguadas trasbordando.

@ Nossa Voz - Da Redação / Colaborou Celso Coelho
Veja mais fotos clicando abaixo







Fotos Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário