Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Barrocas: Temas diversos movimentaram a Sessão da Câmara Presidida pelo Vereador Gerinaldo Moreira


Na última Sessão, com ausência do Presidente Eclécio Kekeu, o vice-presidente Gerinaldo Moreira presidiu os trabalhos. A Sessão contou com bom público e teve ampla discussão entre os vereadores, principalmente sobre a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer. O Secretário estava presente mas não  fez o uso da palavra, porém confirmou que irá nesta quinta-feira (5).


Em sua fala o vereador José Santiago, o Nítinho pediu o cascalhamento no de algumas ruas do Povoado de Ladeira, segundo ele os moradores tem o cobrado muito.

O vereador Antonio Lima, manteve o mesmo discurso da sessão anterior, quando falava da segurança publica; “Virou moda... praticamente todo dia” comentou os sobre os constantes assaltos. Novamente pediu que os marajás fossem demitidos; “Porque não demiti os marajás? Porque não demiti os funcionários fantasmas, porque não demiti os que não têm posto de trabalho, e são vários”. Antonio também criticou a entrega de água através de com carros pipas, segundo ele não há organização.

O Vereador Miguel Carvalho, recorreu ao líder do prefeito, Adelson, solicitando um desfibrilador para o Hospital Municipal, segundo ele é de extrema importância, pois em casos de necessidade de reanimação de pacientes principalmente vítimas de problemas cardíacos o aparelho pode salvar vidas; “não deve custar 5 mil reais” alertou. Desafiou que alguém apresentasse na Câmara, um pé de capim molhado; “Um pé de capim de qualquer jardim, verde ou molhado por estas firmas pra eu comer aqui com terra com tudo, nunca apareceu e você vê todo mês sair R$ 70.000,00 e 80.000,00 (setenta e oitenta mil) de molhação de jardim”. Denunciou.

Citou uma suposta capina de calçamento nos Povoado de Ipoeira e Tigre, localidades que sequer tem pavimentação. E apoiou o colega vereador Antonio Lima criticando o setor de abastecimento de água com carros pipas. 



O vereador Adelson parabenizou o JNV pela cobertura nos trabalhos do legislativo, destacando as presenças do Repórter Victor Santos e do Diretor Rubenilson Nogueira. Comentou o projeto de lei municipal de sua indicação que busca retirar multas e juros do IPTU atrasados; “Foi uma indicação minha, que fosse criada uma lei para que as pessoas endividadas com IPTU, a lei tirasse a multa e juros para que as pessoas paguem com mais facilidade”. Relembrou que apesar da lei, o IPTU é importante para a população poder cobrar mais dos políticos. Parabenizou o cascalhamento na entrada do Povoado de Minação.  Defendeu o prefeito “O prefeito atende a A, B e C sem olhar para quem seja”.


Ze Inácio parabenizou todas as limpezas das aguadas, respondeu alguns questionamentos dos vereadores sobre serviços das máquinas nas aguadas;  “Algumas máquinas não fazer todo o serviço, tem máquina que demora em se locomover e mudar de localidade, as vezes a limpeza não concluiu por causa da lentidão do transporte das máquinas, mas todo serviço iniciado vai ser concluído”. Garantiu o vereador.  

O então Presidente, Gerinaldo falou das pavimentações do município. E diferente Sessão anterior não direcionou duras criticas ao Secretário de Esportes, que por sinal estava presente. Preferiu ‘amenizar’, mas falou da situação das quadras do município que necessitam de reformas. Logo o Vereador Miguel Carvalho disse; “quantas atas tem aqui registrada que mostra que eu já pedi a reforma das quadras”.  Zé Inácio percebendo a intenção do petista, o rebateu dizendo; “Uma secretária que não vejo entrar recurso é a Secretaria de Esportes, ai não tem como o secretário desempenhar um bom trabalho, por questão que tem vontade de fazer mais não tem recurso”.

O vereador Dida de Raimundo da Farinha, apensar do problema na garganta não se poupou de entrar no debate; “Realmente as quadras do município precisam ser avaliadas, mas infelizmente em conversa com o próprio secretário ele não tem recursos em mãos para fazer estes serviços, aguardamos a vinda dele a sessão para fazer seus esclarecimentos”.



Miguel Carvalho disse que cada secretaria recebe uma fortuna; “...Não adianta criar uma secretaria e não ver o prefeito repassar para a Secretaria o que aprovamos, aí não adianta o prefeito mandar projeto para aqui, até para aprovar o campeonato a secretaria teve que mandar pra aqui, sabendo que o município tem recurso para ela”.

Adelson entrou também no debate, e relembrou ao público e vereadores que em Barrocas apenas três secretárias dispõe e administram os recursos,“No município três secretárias andam com suas próprias pernas, são elas: Saúde, Educação e Ação Social, elas podem comprar, pagar e investir, deveriam todos os secretários gerir os recursos, às vezes os secretários tem a vontade de fazer, mas não tem recurso” disse.

Nesta quinta-feira às 16 tem Sessão na Câmara de Vereadores de Barrocas.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário