Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Barrocas: Moradores do Povoado de Nova Brasília protestam em frente a Secretária de Saúde

Cerca de 20 pessoas participaram do ato inicial.

Moradores do Povoado de Nova Brasília estiveram nesta terça-feira (11) por volta das 14:30 na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no 1º Andar do PSF1, para protestar contra a redução do atendimento no Posto de Saúde da localidade.

Mobilizados principalmente pela redução da carga horária dos profissionais de saúde que atendem no PSF4 (Nova Brasília), como, médicos, enfermeiras e dentistas, as pessoas queriam falar com o Secretário de Saúde Gerival Moreira, pois já perceberam que o atendimento no Posto de Saúde de um dos maiores povoado do município está comprometido. 

A Agente Comunitário Elzilândia, disse que a comunidade tem sido bastante prejudicada; “As pessoas precisam do atendimento, e o profissional não está na unidade porque teve essa redução, reduziram a carga horária tirando a médica do PSF e trazendo para um outro PSF, inclusive lá tem pessoas doentes que não podem ser atendidas” protestou.

Ainda segundo os moradores o dentista foi ‘embora’ e não atende mais a comunidade, O senhor Reginaldo precisou de atendimento e foi obrigado a vir para a sede; “Eu vim para Barrocas porque não tinha lá, no posto de saúde de Nova Brasília, eu me desloquei de lá pra cá pra ser atendido”. E classificou a situação como ‘péssima’ e 'irregular'.

O Sr. Manoel relembrou que o PSF sempre teve médico quase que diariamente; “Na verdade lá tinha médico diariamente, agora com esse fim de ano reduziram e nós ficamos praticamente sem médico, enfermeira e sem dentista, tá tudo por água a baixo” lamentou. 

A maioria das pessoas se dispersaram ao saber que o Secretário não se encontrava na secretaria, porém alguns não arredaram pé na busca de falar com o chefe da pasta e buscar uma solução.

Entramos em contato com o Secretário de Saúde Gerival Moreira para esclarecimentos, mas ele informou que estava participando de uma reunião na cidade de Serrinha, informamos da presença do público que aguardava sua chegada. 

Se a situação não for resolvida, os moradores afirmaram que uma mobilização contanto com mais moradores do Povoado e localidades vizinhas será realizada nos próximos dias.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário