Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sessão Solene da Câmara de Vereadores: Presença e ausência gerou boatos e questionamentos

Blog deu destaque à participação do Empresário Jailson, e classificou como 'indispensável a sua presença'. (Reprodução Barrocas no Ar)
Na quinta-feira (12), aconteceu a Sessão Solene que marcou o início dos trabalhos Legislativos deste ano, fato inédito desde a reemancipação política de Barrocas, agora a Câmara de Vereadores é presidida por um vereador de oposição à Administração.

Se nos reportarmos a um passado não tão distante, pela ótica daquele tempo, ninguém jamais imaginaria tal cenário, haja vista que a Câmara de Vereadores de Barrocas chegou a ter apenas um solitário vereador de oposição, porém, mesmo sozinho o então vereador Joilton Avelino (Tita) não se calou diante a maioria visitava constantemente o Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público, órgãos onde fez várias denuncias e entrou com diversas ações, cumprindo com o papel de vereador.

O mundo dá muitas voltas, e na política a velocidade parecer ser bem maior. Em 2012, Almir se reelege prefeito tendo justamente Tita como vice prefeito, quanto a eleição para vereador daquele ano, sem promover nenhuma manobra política para ter ter a maioria na Câmara, o Prefeito que buscava reeleição só assistiu a oposição articular, na reta final chegou a desmotivar candidaturas supostamente para conseguir mais cadeiras, e assim elegeu uma bancada formada por 4 vereadores, a maior por partido naquele pleito. 

A Câmara ficou assim composta, oposição com 4 cadeiras, contra 5 da situação. Mas pouco influenciou os números no tocante a administração, apesar dos 'supostos escândalos' citados nas sessões por alguns edis, nada além foi feito e nada aconteceu. 

O resultado da suposta falta de articulação na eleição, veio só dois anos depois, em 2014 Antonio Ferreira (DEM) foi eleito vereador com os três votos dos edis do DEM, mais um do PT. A vitória de Antonio foi comemorada como uma eleição para prefeito, não só por ter conseguido a Presidência mas por marcar uma possibilidade de mudança na formação das cadeiras, agora a oposição teria maioria no legislativo. Será que algo vai mudar?

A Cerimônia:

A Sessão Solene que marcou o inicio do irmão do ex-prefeito José Edilson como Presidente aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica na quinta-feira à noite, o novo Presidente, alega que o novo Prédio apesar de já ter sido inaugurado, não está apto para que os trabalhos se iniciem lá. Homens continuam trabalhando no local para concluir os serviços, mas falta energia, água, internet e até mobiliário; "Não temos recurso para comprar..." disse o presidente em recém entrevista, segundo ele vais ser preciso cerca de 100 mil reais para tanto.

A cerimônia foi marcada por desabafos, presenças e ausências. Joilton o conhecido Tita de Roque ex-vereador por dois mandatos e atual vice prefeito da cidade e ainda irmão do vereador Evanício Avelino (Rupiado) não compareceu e foi até criticado por isso. Mas segundo ele não compareceu porque não foi convidado pelo presidente Antonio. Já o ex-secretário de administração e finanças, Jailson Ferreira irmão de Antonio, apesar de não exercer nenhum cargo público no momento, nem ter carreira marcante na política nem no judiciário, sendo apenas empresário como muitos lá presente, com a diferença de atuar apenas fora de Barrocas, não só foi convidado, como fez parte de mesa e ainda pôde discursar, claro, aproveitou para fazer criticas à administração.

Na sexta- feira (13), além dos inéditos foguetes que anunciaram a solenidade e o desabafo do vereador João Luiz Damião que rebateu o colega Eclécio (Kekeu), não se fala em outra coisa se não a presença do empresário ao lado de autoridades como o Desembargador aposentado Antonio Ezequiel, ex-vereador e ex-vice prefeito Joseval Mota e o Prefeito José Almir. Mas afinal, Jailson participou da mesa como irmão do presidente? Ex-secretário? Empresário ou como pré candidato a Prefeito? 

Ou foi apenas para "abrilhantar a noite" como publicou um blog, que disse ainda ser "indispensável a presença" do empresário.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário