Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES EM BARROCAS



Foi realizada na segunda feira 22 de abril, a 3ª Conferência Municipal das Cidades em Barrocas, como preparação para a 5º Conferência Estadual das Cidades. O tema dessa edição foi: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já! A Conferência foi realizada no Auditório Municipal durante todo o dia. E contou com a participação dos chefes do executivo municipal, demais pessoas do setor público, lideranças da sociedade civil organizada, ou seja, membros das tradicionais associações, comerciantes entre outros. 

Coube a Secretaria de Agricultura formar a comissão organizadora, a Secretária Maria Lucenir e Jacson da Saúde lideraram as ações. Eles abriram a reunião e explicaram o sentido da mesma, leu-se o estatuto, mostrou os avanços da ultima conferência entre outras informações. A principal palestrante da manhã foi a Ana Paula, ela é formada em Urbanismo pela UNEB e já atua no município desde 2007, Ana Paula se conteve em explicar a importância do evento, como também em instigar os participantes em criar propostas. Em sua fala ela disse que é interessante que se faça propostas que não sejam especificas de Barrocas, pois não teríamos forças o suficiente para ter tais propostas aceitas, porém se fizéssemos propostas que se aplicasse para outros municípios ou para a região, teríamos mais forças, pois esses municípios também entrariam na defesa da aprovação. 


Na parte da tarde quem ministrou foi o Engenheiro Ambiental do município Alexandre, na sua apresentação ele mostrou as temáticas em que as propostas deveriam ser tiradas, as temáticas falavam de Saneamento Ambiental, Habitação, Transporte e Urbanismo. Em grupos os participantes construíram 17 propostas, nas quais podem citar-se: dissalinizadores para poços artesianos, sinalização das ruas, projetos de facilitação de escrituração de propriedades, mais casas populares, construção de aterros sanitários e containerização de resíduos sólidos nos municípios. 


Por fim foram escolhidos os delegados que representarão o município em Salvador, na conferência estadual. É importante ressaltar que propostas barroquenses construídas na ultima conferência das cidades foram aprovadas a nível, estadual e nacional sem ressalvas, o que mostra que esses eventos são importantes e que como o tema já diz, quem muda nossa cidade somos nós! 

Ronda @Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário