Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO – DIA DO(A) PROFESSOR(A)


Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.(Paulo Freire)

Seria muito pueril, a princípio, tentar resumir a vocação de ser professor(a) ao verbo ensinar, pura e simplesmente. Veja bem que utilizei a palavra vocação para atestar a qualidade de docente. VOCAÇÃO vem do latim vocare e significa, dentre outras coisas, “chamado”.
Quê coisa denominaria então, a coragem de dispor-se a viver com uma remuneração baixa, a ousadia de adotar para si uma profissão que por muitos é desvalorizada em detrimento de outras formações bacharelescas? Como explicar o querer doar-se constantemente ao outro e o desejo por melhores transformações senão chamando isso de VOCAÇÃO?  São eles e elas e, também, futuramente eu, que ouvimos o CHAMADO DO POVO e lidar com isso é o que muitas vezes causa prazer mesmo com todas as adversidades socialmente e culturalmente construídas.
É bem verdade que muitas complicações acompanham a opção por ouvir e dedicar-se ao chamado do povo. Além do baixo salário, os péssimos locais de trabalho, juntamente com outros fatores negativos, tão recorrentes da vida docente, são muitas vezes empecilhos para a execução de trabalhos próximos do ideal. Entretanto, concomitantemente, este mesmo chamado carrega consigo uma carga grande de ousadia e boa vontade. É isto o que faz muitos professores(as) saírem de suas casas, sob sol ou chuva, deixarem sua família, para estar com muitos estudantes e poder juntamente com eles aprenderem coisas novas.
As transformações são os eventos que movem o(a) professor(a). Um país mais justo, mais igualitário, com mais chances de oportunidades para todos(as) germina na sala de aula, semente que é cultivada pelos(as) professores(as) e estudantes num ato de compromisso e companheirismo.
E são pelas noites mal dormidas devido às avaliações e elaborações de aulas, pela coragem de enfrentar os baixos salários e o “olhar torto” de muitos, pela motivação, pela perseverança de sair sob sol ou chuva, pelo AMOR à VOCAÇÃO e a arte do ensino é que, neste dia 15 de Outubro, se possa comemorar o seu dia, professor(a), tendo a vontade da luta por melhorias, a garra pela educação e o desejo por boas TRANSFORMAÇÕES.  

PARABÉNS PELO SEU DIA, PROFESSOR(A)!

Por Itan Cruz

Graduando pelo curso de História (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado pelo Bacharelado Interdisciplinar (B.I.) em Humanidades, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências prof. Milton Santos, pela UFBA.

Sem comentários:

Enviar um comentário