Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Barrocas: Mercado Municipal mantém sua tradição apesar dos pesares.


Visitamos neste sábado dia 19 de outubro o Mercado Municipal Miguel de Jesus Ferreira, conversamos com populares e com comerciantes que há anos trabalham lá, eles nos contaram um pouco do dia a dia no centro de comércio popular da cidade que recebe centenas de pessoas. 

Um dos pioneiros no local, o popular Dão de Ziza lamenta alguns problemas, segundo ele falta segurança, as confusões que às vezes acontecem acabam espantando os clientes; “é muito palavrão, tem brigas, uma situação que não podia continuar, fizemos uma reunião e até melhorou”, mas Dão lembra que a população ainda vai ao Mercado e encontra produtos de qualidade, como uma farinha da região que ele nos mostrou e que ainda estava quente, pois tinha acabado de sair do forno. O cerealista disse que atualmente o movimento estava fraco; “tem dia que nem parece que é feira, pois o pessoal tá tendo a mercadoria, diferente de meses atrás que fazia fila para comprar o produto” lembrou.

Dão de Ziza
Paulino Pereira de Jesus, vende de tudo no seu Box, desde alimentos, produtos de limpeza à popular pinga de 10, ele fez questão de dizer que a violência no local não é por causa da bebida; “Dizem que é a pinga de 10 que causa os problemas, mas não é, muitas vezes o cara já chega aqui tomado e faz bagunça, o que falta é um guarda fixo aqui pra por ordem” disse. Paulino que já tem 12 anos no mercado, onde começou como funcionário, culpa o jogo de azar pelas confusões que espantaram alguns clientes, porém segundo ele o problema já foi resolvido; “falamos com o senhor Miguel (Coordenador), e ele proibiu o jogo de Pio, agora não tem mais problema, e as pessoa já estão voltando e como de costume passam para tomar um cafezinho” destacou.

Paulino
O Coordenador Miguel Ferreira, disse que administra o local a mais de 20 anos, ultimamente com certa dificuldade, segundo ele há atrasos com alguns pagamentos e se ele não arcar com as despesas as pessoas que cuidam do Mercado não trabalham; “O prefeito já me garantiu que vai pagar tudo e tô confiando nele, inclusive reconheço que tem mantido o apoio como na parte de manutenção, ele tem ajudado” disse. 

Quanto à segurança, Miguel Rico como é conhecido, lembrou que o pior já passou, depois que ele proibiu o Pio e o Dominó, as confusões praticamente acabaram, porém o responsável pelo Mercado lamenta o fato de quando existe a necessidade da presença da Polícia, eles não aparecem; “agente liga, dizem que tão vindo agente espera e não aparecem, aqui só vem quando chamamos a Polícia Civil a PM não aparece” lamentou.

Um frequentador que pediu para não ter o nome revelado, disse que por diversas vezes flagrou usuários de Droga nos banheiros; "não conto as vezes que vi, outra achei as coisas deles caídas no chão", relatou.


Neste sábado enquanto estávamos por lá, o movimento era bom no Mercado Municipal, pessoas circulando, comprando farinha, feijão, conversando, tomando um cafezinho e também degustando a famosa pinga de 10, tem ainda aquelas pessoas que vão ao mercado em busca dos serviços, como o sapateiro que não para, tá sempre dando jeito num sapato, sandália ou tênis surrado.

@ Nossa Voz da Redação

Sem comentários:

Enviar um comentário