Páginas

sábado, 5 de junho de 2021

Anvisa aprova importação da vacina Russa Sputnik V e governador da Bahia comemora

Vacina russa Sputnik V será produzido no Brasil pelo laboratório União Química
Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
Na noite da sexta-feira (04), em reunião que durou cerca de 7h, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou por 4 votos a 1, a importação temporária e excepcional da vacina Sputnik V, da Rússia, e da vacina Covaxin, da Índia, mas com restrições para o uso de ambos os imunizantes no país. Grávidas, pessoas com doenças crônicas não controladas, pessoas com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação não devem tomar a vacina. As vacinas foram aprovados por 4 votos a 1.

Anteriormente, o órgão havia rejeitado a importação de ambos os imunizantes, mas passou a discutir a possibilidade de aprovar o uso da Sputnik V após pressão de governadores do Nordeste, dentre eles o da Bahia. Os governadores fizeram acordos com a Rússia para importação de 67 milhões de doses da Sputnik por considerar lenta a vacinação no país e a necessidade de mais doses.

"É apenas o início, mas depois de muita luta conseguimos aprovação para importar e aplicar a Sputnik V. A quantidade autorizada pela Anvisa está muito abaixo da real necessidade. Agora, é batalhar para fazer chegar logo o que foi aprovado e vacinar nosso povo. Vacina salva vidas", afirmou Rui Costa.

Pela legislação, estados, os municípios e o Distrito Federal ficam autorizados a adquirir, a distribuir e a aplicar as vacinas contra a Covid-19 registradas, autorizadas para uso emergencial ou autorizadas excepcionalmente para importação. Esse uso após a aprovação da importação pode acontecer caso a União não realize as aquisições e a distribuição de doses suficientes para a vacinação dos grupos previstos no Plano Nacional de Imunização.

@ Nossa Voz - Da Redação / Com informações da CNN

Sem comentários:

Enviar um comentário