Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Colégio Municipal: Merenda escolar vencida foi distribuída para os alunos.



Um caso grave aconteceu na quarta-feira (13) em Barrocas na maior escola da rede municipal de ensino.
Cerca de 10 alunos do Colégio estiveram em nosso escritório por volta das 11h alegando que ingeriram um item da merenda escolar, identificado como Bebida Láctea Fermentada com Polpa de Fruta e que o produto estava vencido desde o dia 03 de Junho. Alguns apresentavam mal estar, outros tiverem náuseas. Embalagens vazias e algumas ainda fechadas foram entregues a nossa equipe.
Fomos ao Colégio e lá conversamos com a diretora Adaliane que confirmou o ocorrido, e lamentou a situação; a diretora disso que logo que tomou conhecimento suspendeu a distribuição da merenda. Segundo ela nem todos os produtos estariam com prazo de validade vencido. Adaliane reconheceu que houve falha, para ela foram muitos os erros, desde a pessoa que controla o depósito às que distribuem a merenda.
No momento em que os alunos descobriram que o item consumido estava com prazo de validade vencido, o vereador Miguel Carvalho apareceu na escola. Segunda a diretora o vereador foi visto entre vários alunos e estaria recolhendo assinaturas das crianças todas menores, a diretora afirma que não foi procurada pelo Edil. Adaliane lamentou o ocorrido, e disse que diante da situação pareceu que se tratava de politicagem, em sua opinião numa situação imprópria. “quando eu fui ao local estava o vereador com uma quantidade de alunos e os alunos assinando uma folha de caderno, eu informei a ele que ele não podei pegar as assinaturas dos alunos, pois eram menores”; A diretoria teria dito que aquela atitude não seria correta; “se o senhor quer tomar providências tem todo direito de tomar, pegue as embalagens e leve, mas usar os alunos, todos menores isso eu não aceitarei, a escola não pode ser usada com fins políticos” disse. Diante da situação Adaliane destacou que daqui para frente haverá mais cuidado com a merenda, sendo feita uma avaliação antes da distribuição. “Independente de qualquer coisa a escola não é para ser envolvida em politicagem, fazer politicagem na escola não existe, a minha visão, o que eu vi foi isso, de certe forma politicagem” repudiou a diretora.
O vereador Miguel Carvalho (DEM) talvéz tenha errado na maneira de agir diante do fato, mas é papel dele como representante legal do povo fiscalizar e buscar a solução dos problemas.
Gilmar Santos, conhecido por Gil Crente que foi citado por ser um dos fornecedores da merenda escolar, falou com nossa equipe na tarde de hoje.
Segundo ele a empresa responsável pelo produto não teria culpa na situação, pois entregou os itens que fazem parte do cardápio escolar, há cerca de 30 dias. Gil nos contou que ele também não tem responsabilidades sobre o ocorrido já que apenas fez um favor a Prefeitura, armazenando os produtos em sua Câmara frigorífica. Ainda de acordo com Gil, quando o produto chegou à cidade através da empresa, logo percebeu-se que não havia local para armazená-los, pois os freezers pertencentes a Prefeitura que eram utilizados para estocar os alimentos foram extraviados e ninguém sabe dizer onde se encontram. “fui procurado e atendendo a solicitação permiti que os itens fossem colocados na Câmara, passados vários dias só ontem (terça-feira) é que foram buscar os produtos. A bebida láctea foi distribuída em diversas escolas, mas só temos conhecimento da ingestão da mesma, por parte de alunos do CMB, no Centro Educacional Desembargador Júlio Virgílio, 13 unidas apenas estavam vencidas, e foram descartados antes de serem distribuídos aos alunos.
Produto jogado no lixo
Os  freezers que ficavam sob a responsabilidade da Secretaria de Agracultura sumiram misteriosamente, informações apontam que o sumiço ocorreu no período das comemorações do aniversário da cidade. Tentamos falar com a ex-secretária Maria Lucenir mas não tivemos êxito.
Um pai de aluno confirmou que o filho chegou em casa se queixando da merenda, dizendo que estava com um gosto ruim na boca, com tudo a criança não apresentou maiores complicações.
Este episódio chama a atenção para uma questão séria. Não se sabe como é feito o controle desses produtos, estocagem e distribuição, o caso alerta para um acompanhamento, fiscalização dos órgãos responsáveis. Qual o tratamento dato aos itens que compõem o cardápio da merenda escolar do município? Será que o local é apropriado, e os veículos que transportam?
Em contato com nossa redação o Prefeito Municipal José Almir disse que uma situação dessa é inaceitável, o gestor disse que buscara identificar os responsáveis e medidas serão tomas para que situações como esta não se repita.
Por Rubenilson Nogueira

1 comentário:

  1. E a merenda hj,15/06/2012, no dia do encerramento junino foi só pipoca! E ainda fria!
    Esse prefeito não tem jeito!!!

    ResponderEliminar