quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cinema itinerante chega a seis municípios

Entrega do Cinema Itinerante Pov. Tanque Bonito - Barrocas
A população de Barrocas, Jacobina, Teofilândia (BA), Campinorte, Guarinos e Nova Iguaçu de Goiás (GO) ganhou mais um presente no fim de ano: acesso gratuito à arte e à cultura. Por meio do Cinema sobre Rodas, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental disponibiliza uma carreta móvel equipada com aparelhos de som e imagem em alta definição para exibição de curtas e longas-metragens em espaços públicos.

A inauguração, realizada entre 16 e 22 de dezembro, reuniu aproximadamente 300 pessoas. Entre os destaques, está a apresentação de“Smurfs 2”, lançado em agosto de 2013, quando ocupou a primeira posição mundial nas bilheterias. Com grande audiência na televisão brasileira na década de 1980, os personagens azuis ainda conquistam novas gerações e encantam os expectadores.

Em Barrocas e Teofilândia, outro sucesso ganhou as ruas, com a mostra da aventura “Rio”. Os municípios goianos, por sua vez, celebraram o clima natalino ao conferir o longa “Os fantasmas de Scrooge”, que leva o personagem a reviver momentos do passado, presente e futuro, transformando sua visão sobre a importância da data. “Valeu a pena! É uma ação muito importante porque não tínhamos esse tipo de programação aqui. Para assistirmos a um filme no cinema, precisávamos ir a outra cidade”, relata a assistente social de Campinorte, Mariela Stival.

Os espaços contarão com acervo de 150 DVDs de diversos gêneros: educativos, animações, clássicos, documentários e lançamentos internacionais. Segundo o diretor-executivo do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, Osvaldo Filho, a proposta visa difundir os encantos da sétima arte. “Com este programa, pretendemos proporcionar mais conhecimento e diversão, além de possibilitar a criação de projetos pedagógicos e a consciência ambiental, pois é construído com materiais reciclados”, informa.

Criada pelo Instituto Educare, o Cinema sobre Rodas é fruto dos incentivos fiscais obtidos por meio da lei federal de estímulo à cultura, a Lei Rouanet, e realizada pela Jacobina Mineração e Comércio (JMC), Mineração Fazenda Brasileiro (MFB) e Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC) e Companhia Goiana de Ouro (CGO).


Sobre a Yamana
A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Argentina, Chile, México e Canadá. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas.

Sem comentários:

Enviar um comentário