Páginas

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Cáritas Paroquial de Barrocas: Um chamado a fazer parte de uma grande Rede Mundial de Solidariedade Libertadora.


A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. A palavra caridade é aportuguesamento da palavra cárita, cujo significado é amor. Por isso, encontra-se no texto contido na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios as duas traduções: caridade e amor.

Em Barrocas, a implantação da Cáritas foi iniciada pelo Padre Evandro Andrade, durante um primeiro encontro  no dia 06 de maio, quando foram convocadas pessoas que tivessem interesse em participar da entidade. Assim, vieram três representantes da Cáritas diocesana para compartilhar sobre o que é a entidade, auxiliar e fundar a cáritas paroquial no município.

No segundo encontro, em 20 de maio, o Padre Evandro sugeriu, inicialmente fundar a Cáritas como pastoral. Houve a eleição da coordenação por meio de voto aberto, ficando definida a seguinte composição:

Presidente: Padre Evandro Andrade
Vice-presidente 01: Ivanilda Queiroz
Vice- presidente 02: Maria Cecília Mota
Secretária: Ana Lúcia Queiroz
Tesoureira: Ilmara Queiroz

Após a transferência do Padre Evandro, e com a chegada do Padre Everaldo, este tornou-se o Presidente da entidade e deu continuidade às ações, organizando e estruturando a mesma. Hoje, há um espaço da Cáritas na Igreja Matriz, onde são recebidas doações de alimentos, roupas, fraldas, material de higiene pessoal e etc. Essas doações são distribuídas entre famílias que estejam passando por situação de extrema necessidade, através de visitas e acompanhamento das mesmas.

"Atualmente, a Cáritas está promovendo uma campanha de coleta de óleo usado em frituras para produção de sabão natural, com a intenção de comercializar o produto e angariar fundos que viabilize as ações no município. Além disso, todo 4º domingo do mês, durante as missas, é feito a coleta de alimentos, para serem distribuídos entre as famílias carentes", destacou a Secretária Ana Lúcia.


Recentemente membros da Cáritas participaram de mais uma etapa da elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura.

A sala da Cáritas fica nas dependências da Igreja Católica, ao lado da secretaria, em frente ao salão paroquial. Funciona pela manhã de Segunda à Quinta, das 9:00 às 11:00h e à tarde das 15:00 às 16:00h. Na sexta pela manhã das 9:00 às 11:00h.

Todo Cristão pode ser um agente Cáritas, pois a messe é grande e precisa de operários. 

@ Nossa Voz - Com informações da Professora Ana Lúcia -  caritas.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário