Páginas

terça-feira, 26 de março de 2019

Barrocas: Associação do Lajedinho será contemplada com ECOFORTE II, assinatura do convênio aconteceu na sede do MOC em Feira de Santana

Foto: Reprodução
Na manhã desta terça-feira (26), na sede do Movimento de Organização Comunitária (MOC) um ato importante de celebração, aconteceu no município de Feira de Santana/BA. A solenidade foi marcada pela assinatura do Convênio ECOFORTE, entre o MOC e a Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Associação Comunitária do Lajedinho em Barrocas será contemplada, na evento a entidade foi representada pela Presidente senhora Edinalva Santos e a Tesoureira Maria Bárbara.

Segundo o MOC, o Projeto ECOFORTE, 'visa contribuir com organização de redes de empreendimentos, com disponibilidade de recursos para financiar a construção ou reforma de instalações, bem como a aquisição de máquinas, veículos e equipamentos, como ainda capacitações e serviços técnicos especializados, além de gestão e assistência técnica dos projetos apoiados, voltados para redes de organizações de extrativismo ou produção orgânica com base na agroecologia'. 

Foto: Reprodução
Célia Firmo, Coordenadora Geral do MOC, afirmou que a elaboração do projeto para esse edital foi realizado em 2017, com entidades de todo Brasil e o MOC concorreu para apoiar grupos de mulheres da economia solidária e agricultura familiar que trabalham com a produção extrativista: “A ideia desse projeto é apoiar esses grupos para melhorar no processo de produção, com formações, mas também com aquisição de equipamentos (...). Por isso, o nome do projeto será Amigas da Caatinga, pois o projeto vai ser voltado para produção de alimentos e artesanatos, a partir do que a caatinga nos oferece, mas também o projeto visa proteger essa caatinga, a gente fazer o uso sustentável desses produtos”.

Ao JNV a Presidente da Associação, Edinalva falou sobre o encontro: "Eu achei um encontro muito enriquecedor, com certeza vai melhorar bastante o grupo de produção com a chegada dos equipamentos. Vamos produzir mais, sem tanto esforço, gerando mais renda e mais qualidade nos nossos produtos!" destacou a presidente animada com as novas possibilidades de produção. Segundo ela, o ECOFORTE trará recursos para fortalecer empreendimentos agroecológicos que trabalhem diretamente com frutas da caatinga, financiando a compra de equipamentos para melhoria dos empreendimentos, a presidente comemorou o fato da sua comunidade ser contemplada: "Mais uma vez a comunidade de Lajedinho é agraciada com projetos do MOC que está sempre nos ajudando a crescer!" pontuou Edinalva.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Informações do MOC

Sem comentários:

Enviar um comentário