Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Barrocas: Há quatro meses das eleições grupos políticos ainda não definiram oficialmente seus candidatos, não por falta de opções.


O cenário político começa a ser montado, e a principal novidade desse ano é o grande número de candidatos apoiados nas cidades, dentro de um único grupo político são vários os nomes, diferente de como acontecia no passado próximo.

Percebe-se que o tempo em que vereadores e lideranças locais ficavam “amarrados” a “baluartes” da política que por sua vez costumava impor os nomes que deveriam receber os votos que cada um detinha em suas bases, passou, atualmente cada um quer ter acesso ao seu deputado, buscando assim assegurar também uma “forcinha” para a eleição seguinte, mas também ter garantido ações direcionadas ao município que coloque em destaque o apoiador que logo ganha respaldo com os munícipes.

No caso específico de Barrocas, cidade localizada no interior da Bahia, que segundo o IBGE tem pouco mais de 15 mil habitantes, é possível identificar, pelo menos numa visão superficial, que existem dois grupos políticos, ou se nos aprofundemos um pouco mais teríamos aí quatro. Porém vamos partir do ponto de vista que temos apenas Situação e Oposição, portanto dois grupos.


Restando quatro meses para o pleito eleitoral de outubro, nem o Grupo Barrocas Livre liderado pelo ex-prefeito José Edilson (Oposição), nem o Grupo Administrando com O Povo, liderado pelo atual Prefeito José Almir (Situação) demostram que há consenso nos nomes que serão apresentados ao eleitor.

Para Deputado Estadual parte do grupo Barrocas Livre aparenta está com Bruno Reis (PMDB) que vem a cidade em seu aniversário e numa cavalgada, já o vereador Dudinha (DEM) segue forte com o Deputado Tom (DEM) da vizinha Conceição do Coité, o vereador Tonho da Loja e o ex-prefeito Edilson estiveram há alguns dias com J.Carlos do PT, há quem especule que o ex-prefeito possa apoiar Gica (PT), nada concreto, pois nem Antonio nem Edilson falaram a respeito. O vereador Miguel Carvalho (DEM) que na última eleição estadual apoiou discretamente Graça Pimenta, e que mesmo assim lhe deu boa votação segue sem divulgar quem vai apoiar. Para Federal o nome segundo especulações deve ser Paulo Azi (DEM), mas segundo fontes ligadas ao grupo o 'homem' ainda não bateu o martelo, deve ser porque a população sequer conhece o candidato, porém Azi tem o apoio de ACM Neto.

No atual momento político, bem maior que o GBL, o Grupo 'Administrando com o povo' tem situação ainda mais incerta para eleição; O presidente da Câmara Kekeu e o vereador Dida (Ambos PR) apoiam o Deputado Alan Sanches (PSD), o qual deve também ter apoio do prefeito José Almir (PR) e confirme boataria poderá receber apoio até do vice-prefeito Tita (PP), depois que Cacá Leão (PP) definiu candidatura a Federal. O vereador Adelson (PT) também tem o seu candidato, Alex (PMDB) vice-prefeito de Conceição do Coité que já vem visitando Barrocas há alguns meses e tem ajudado na saúde. O Vereador Gerinaldo (PT) e o irmão Secretário de Saúde apoiam Gika de Serrinha, podendo segundo os comentários apoiar um Deputado Federal que não seja o do Prefeito, fato que não tem agradado algumas aliados que já começam a pressionar o gestor. Resta saber com quem fica o vereador Zé Inácio (PR) único até então sem cogitar nomes. Para Federal até poucos dias todos caminhariam juntos para reeleger Jonga Bacelar (PR), mas o filho de João leão que é vice de Rui (PT) agora vai buscar uma cadeira na Câmara Federal, e pode ter o apoio do Vice Joilton  (PP) e seus seguidores que não querem perder a força junto ao futuro Secretário de Infraestrutura da Bahia.


Pois é, o cenário é este, na melhor das hipóteses vamos esperar que os eleitos façam algo por Barrocas, pois muitos que receberam votos por aqui em 2000 sequer apareceram na cidade para agradecer, ou se vieram foi rapidinho sem nada de bom para anunciar, estes ficaram mais tempos com os "coronéis e caciques" do que com o povo. Para evitar ser xingado, nem vou relacionar os nomes mas basta parar um pouquinho para pensar e logo será possível identificar cada um.

O balaio de gato de formado!


@ Nossa Voz Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário