Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

O PERFIL DOS POLÍTICOS DE BARROCAS

Uma das características da vida política de Barrocas é que não surgiu da influência de coronéis nem de currais eleitorais. Desde o tempo em que esteve sob a jurisdição de Serrinha, seus representantes ou militantes políticos foram sempre homens simples, honestos, trabalhadores e também livres. A maioria deles tem suas origens na roça; provaram o peso do cabo da enxada e o ardor do sumo da palha do sisal em suas mãos nos farrachos ou nos motores de desfibramento. Outros vieram do pequeno comércio ou passaram da roça para o ramo comercial.

O espírito de liberdade foi uma marca comum a todos eles; nunca se submeteram aos caprichos dos poderosos e influentes da política, seja no âmbito municipal de Serrinha, estadual o nacional.

Como é normal na democracia, todos com suas ideologias e preferências político-partidárias, mas todos com objetivo comum: uma Barrocas livre, autônoma, dona de seus destinos político, social e econômico.

Nessa fase de campanha política para governador, deputados e senadores, as lideranças políticas do interior sofrem muito assédio dos que estão no poder ou pleiteando-o. O Governador atrasa obras meses e até anos para inaugurá-las no período da campanha, confiando no apoio dos líderes políticos locais e na tentativa de garimpar votos dos eleitores. Essas lideranças, nessa época, se acham entre a cruz e a espada. Qualquer posição que elas tomem irá desagradar a uns e agradar a outros. De qualquer forma, é um desgaste muito grande.

Mas, na hora certa, as lideranças conscientes e verdadeiras, saberão escolher, sem deixarem para trás o espírito de independência e liberdade que sempre as caracterizaram. Todas com objetivo comum: Construir uma Barrocas livre, autônoma, dona de seus destinos político, social e econômico.

Por: Tiago de Assis Batista.

1 comentário:

  1. Parabéns pela diplomacia Sr Tiago. Assim que se faz. Disse tudo que queria e de uma maneira elegante.

    ResponderEliminar