Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O JORNAL LOCAL E SEUS DESAFIOS

Tiago de Assis Batista
Um jornal ou qualquer outro meio de comunicação em uma comunidade é de grande importância. É um instrumento que informa, transmite, repassa ou divulga para a população os fatos, os acontecimentos, as informações, as opiniões de interesse comum.

Mas, para o bom desempenho da sua missão, o comunicador deve ter em mente três coisas para oferecer aos leitores: “informação correta, informação competente sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos”. Em outras palavras, a descrição do fato deve corresponder à realidade sem esconder nenhum aspecto relevante nem tentar desviar a atenção do leitor; a narração deve ser feita com clareza, objetividade, linguagem simples e sem delongas; tendo que registrar opiniões, aceitar todas e ser fiel ao redigir, de modo que cada um possa identificar a sua opinião como foi proferida.

O comunicador, não está isento de dar a sua opinião, mas é bom que faça seu comentário em artigo à parte.

O jornal, boletim impresso ou on line deve dar espaço para os comentários e publicá-los, sejam a favor ou contra; sejam elogios ou críticas.

Nesse sentido, o JORNAL @ NOSSA VOZ – BARROCAS-BA, está no caminho certo.

E os leitores, por favor, não fiquem criticando ou ameaçando anonimamente ao redator do instrumento de comunicação. Se não gostou da matéria, se não concorda, se se sentiu ofendido, exija seu direito de resposta garantido e responda usando o mesmo meio, o mesmo espaço. É um direito. Abra um debate pelo jornal, pelo boletim, pelo blog. Isso é muito bom para o meio de comunicação que se torna mais dinâmico e interessante. É uma maneira elegante de protestar com o que não concorda e de fazer conhecer a sua opinião. No final, quem saem ganhando são os leitores e a comunidade.

Se não souber escrever ou tem “pouca leitura”, peça para outro escrever ou corrigir o que escreveu. Mas ameaça anônima, jamais.
Tiago de Assis Batista




1 comentário:

  1. Muito boa a matéria do Tiago. Realmente o blog é um dos melhores das cidades baianas. Sempre atualizado e passando as informações de tudo que acontece no município. Se alguem se sentir prejudicado que dê sua opinião ou faça uma critica construtiva e nada de picuinhas para agradar a quem quer que seja
    Mara

    ResponderEliminar