Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Barrocas: Com apenas 6 vereadores presentes, e sem público, Sessão da Câmara foi tranquila e pouco interessante.


A sessão da Câmara de Vereadores presidida de última quinta-feira (25) foi bastante tranquila e sem muita novidades.Vereadores relembraram a trajetória política de Sr. Roquinho , senhor como Dé das Grades e  Augustinho falecidos na semana passada e discursaram sobre interesses da comunidade barroquense.

O vereador José Santiago iniciou sua fala justificando a ausência do colega de partido Miguel Carvalho (Guel), o democrata conhecido como Nitinho de Ladeira disse que apesar das obras estarem sendo executadas em períodos de eleição quem ganha é a população. o Vereador Admitiu ter ficado feliz porque viu o Prefeito José Almir e o Secretário de Obras José Queiroz atenderem um pedido da comunidade, garantindo a reforma da Quadra de Esportes local; “Ficou acertado que a equipe dele iria trabalhar reformando” declarou. 



O petista Gerinaldo Moreira falou que 'vereador é para toda população do município'. Falou das ações que se iniciou em Terra Nova, zona rural de Barrocas, contemplada com a pavimentação, dias antes ele havia mostrado descrença na execução da obra, mas nessa destacou; “Eu queria aqui agradecer a gestão, ao prefeito, ao seu corpo administrativo, e ao secretário de obras pela iniciativa”. O vereador garantiu que a partir da segunda-feira (29) o carro do lixo estará passando pelas comunidades de Baraúna do Rumo, Brasileiro, Sossego e região. Relembrou que ações estão acontecendo depois da reunião provocada pelos moradores. O petista comentou a visita da então Presidente e candidata a reeleição Dilma Rouseff a Feira de Santana e disse ter participado da visita do Governador da Bahia Jaques Wagner em Araci.



Antonio Lima lastimou a ausência da população na câmara e imaginou como seria a nova casa (citando a obra de construção) com pouca gente, e disse que sua vontade é ver a casa cheia. Tonho da Loja lamentou os possíveis escândalos no atual grupo que administra a Bahia; “Esse escândalo da ultima sexta-feira se trata de desvio de verba de casas populares de pessoas de baixa renda que iriam receber suas casas”.

O petista Gerinaldo rebateu a afirmação do edil,  lendo uma certidão lavrada pela promotora de justiça Rita Tourinho, que diz que não há até a presente data qualquer acusação ou investigação contra o candidato do PT ao Governo da Bahia.

Tonho replicou e disse que divulgaram áudios provando o envolvimento de muitas pessoas; “Vai entrar no pau vereador, prefeitos e candidatos a deputados, enfim ela cita aqui vários nomes” garantiu. 

O Vereador José Inácio parabenizou o vice-prefeito Joilton Avelino popular Tita pela conquista das máquinas que estão realizando a limpeza e ampliação de várias aguadas no município; “Ele conseguiu junto a CAR,   Mil e poucas horas de máquinas pra fazer melhoramento nas barragens da região”. Relembrou ao colega vereador Nitinho que as máquinas vieram programadas e disse que o material retirado, vão para as estradas estão sendo bem utilizadas; “Além de fazer ampliação das barragens também está colocando cascalhos nas estradas, no lugar que coloca esse material fica muito bom”. O vereador Pediu que o Secretário de Saúde Gerival Moreira solicitasse a manutenção nos equipamentos dos dentistas; “Tá tendo umas cobranças nos postos de saúde onde aqueles maquinários usados para extrair os dentes e fazer limpeza estão com problemas”. Cobrou o vereador. 



O presidente da Câmara José Eclécio, o Kekeu, deixou as suas palavras de conforto a toda família do Sr. Roquinho, relembrou sua trajetória política, contou que o povo o considerava o ‘Pai dos Pobres’. Os demais vereadores pediram a oportunidade e também deixaram suas mensagens de pêsames e conforto. 

Mais uma vez, kekeu reforçou que o voto do povo Barroquense seja consciente. Comentou as obras do município, para que não seja eleitoreira. Justificou a ausência dos colegas vereadores Adelson e Dida. O republicano lamentou o estado do cemitério municipal; “Na minha opinião, na minha visão já está chegando em estado de calamidade, precisa que esta casa una, tenha essa união forte para a gente cobrar fortemente do prefeito que eu vejo hoje vereador Gerinaldo, como umas das obras mais importantes do nosso município que é reforma daquele lugar do cemitério e ampliação”. Parabenizou seu Zito pelo esforço em manter o cemitério em ordem.

O vereador João Luiz Damião (DEM), o popular Dudinha da Minação não discursou.

A ausência de público nas Sessões é algo que precisa ser discutido enquanto dúvidas pairam no ar, seria a ausência de um debate mais profundo a respeito dos problemas crônicos que emperram o desenvolvimento do município, assim como a falta de propostas e projetos buscando soluções, os fatores que desmotivam a sociedade a ir a Casa Legislativa? Como lembrou o vereador do DEM, como serão as Sessões no grande prédio que está sendo construído, se no centro da cidade o público não comparece, lá os vereadores vão discursar para quem?


@ Nossa Voz Por Victor Santos - com Da Redação.

Sem comentários:

Enviar um comentário