Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Textos do Blog Jornal @ Nossa Voz estão sendo plagiados.


Blog que diz trabalhar com verdade, responsabilidade e credibilidade, vem praticando plágio, texto do JANV são publicados sem que a fonte e o autor sejam citados. 


É cada vez mais comum a disseminação de informação por meio de blogs e sites, e ainda nas redes sociais, como exemplo o Facebook. Porém alguns princípios devem nortear a prática de informação. Dificilmente um blogueiro, ou mesmo um site consegue produzir todos os textos e artigos e publicar apenas fotos de sua propriedade. 

Até os grandes sites acabam por copiar, ou mesmo se embasar nas informações de outros veículos de informação para produzir textos, matérias. O Blog do Jornal @ Nossa Voz, por exemplo, já teve textos publicados nos principais sites da Bahia, matérias repercutidas no estado e até nacionalmente, sempre tendo a fonte e os créditos garantidos. 

Foi assim na cobertura da tentativa de arrombamento do caixa eletrônico de um banco em Barrocas, no caso da abóbora gigante, e em maior escala no episódio que repercutiu em rede nacional, quando o chão de uma Lan House começou a esquentar, chegando a uma temperatura muito alta e muitos outros. 

O próprio blog, nas suas publicações, em especial referentes à região do sisal, casos nacionais e até internacionais, usa texto e imagens de outros veículos, como exemplo o Calila Notícias, Portal Clériston Silva, Cival Anjos, Bahia Notícias, porém sempre com o cuidado de informar a fonte da informação e quem teve a capacidade de escrever o texto e registrar o momento com foto. 

Porém apesar de trabalhar sempre buscando reconhecer a propriedade artística, intelectual e filosófica, o JANV, vem sofrendo suposto plágio, por um blog, editado pelos senhores Antonio Marcos, e Luiz Santana, estes quando lhes convém, exclusivamente quando as publicações tratam de situações críticas em relação à Administração Municipal, na Gestão do Prefeito José Almir, os editores copiam o texto, e fotos e nem mencionam a Fonte nem mesmo quem escreveu, dando a entender que trata-se de texto escrito pelos senhores citados acima. 

Um dos editores, o senhor Marcos foi contactado via telefone e se limitou a dizer que só falaria pessoalmente quando questionado sobre os motivos da pratica, já que do contrário quando o JANV tem acesso a informações no blog editado por eles sempre registra a Fonte da informação. 

Por Rubenilson Nogueira 
Leia matéria sobre o assunto: 


Cópia de texto da internet configura crime de plágio
A facilidade cada vez maior de acessos aos mais diversos tipos de trabalhos, torna a grande rede um ambiente propício a esse crime.
Por Giselle Clara

Control +C, control +V. Mesmo quem nunca mexeu em um computador já ouviu falar nestes atalhos. O control C serve para copiar informações e o Control+V para colá-las em outro local. É necessário ter em mente que os dados copiados devem ser creditados ao autor, mas isso nem sempre acontece.

A facilidade da internet pode ser tentadora em casos em que uma pesquisa escolar tenha que ser entregue com urgência. O problema pode ser resolvido com a montagem de diversos outros textos que falam do mesmo assunto. 

O plágio: A cópia indiscriminada pode ser considerada crime de plágio. De acordo com a enciclopédia livreWikipédia, plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original assumindo a autoria da mesma.

Essa atitude pode ser entendida como um crime contra a propriedade intelectual. Quem copia um trabalho de outra autoria, pode pagar multa ou até ser preso pelo período de três meses a um ano.
Fonte: juizdeforaonline

Sem comentários:

Enviar um comentário