Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ex-alunos voltam ao Colégio Estadual Professor Plínio e conversam com novo Diretor sobre os desafios do ensino médio.


A matéria foi publicada na última edição do JNV impresso, e foi bastante comentada, principalmente por mostrar avanços conseguidos pela atual direção. Há apenas alguns meses sob a direção do Professor Denilton, o colégio vive novos tempos, e para ter essa certeza basta falar com ex-alunos como os que produziram está matéria, Antonio e Victor e com os atuais, que comemoram o momento, como os jovens alunos Engellys Queiroz e Bruno Santos que em contato com nossa redação destacaram o empenho do atual diretor.

Porém nem todos os resultados apareceram no curto prazo, a qualidade do ensino é uma meta não só por parte da direção, como também dos professores da unidade, quem sabe o ingresso nas faculdades não comprova a cumprimento dessa meta. 

Leia a matéria...

Os desafios do Ensino Médio, uma perspectiva do CEPPC.


O objetivo do Ensino Médio no Brasil (Formação Geral no caso) é preparar o alunado para o ingresso no nível superior, além de desenvolver competências intelectuais ao nível, no entanto há muitos desafios a serem enfrentados, a defasagem, a má qualidade isso na rede pública por todo o país, outro desafio é o que fazer em seguida, pois nem todos os estudantes que saem da educação básica quer ingressar no nível superior. A equipe do jornal @ Nossa Voz visitou o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro com o objetivo de conhecer a realidade da instituição, a quantidade de egressos da escola que estão no nível superior nos últimos anos, além das futuras ações.

Na conversa com o novo Diretor da Instituição o Professor Denilton Avelino, foram expostas as ações que a nova gestão tem implantado na Escola, não só na questão estrutural, mas como a relação da escola com a comunidade. Foram feitas reuniões em vários povoados como uma forma de se aproximar das famílias, a escola já conta com um banco de dados de contatos com os pais, e isso ajudou bastante no comportamento. Segundo o mesmo o quadro de professores não possui vacâncias, e todos da instituição esperam que todas essas ações possam dá mais frutos ainda num futuro breve.


Quando questionado sobre a quantidade de estudantes egressos que já estão no nível superior, nos últimos 4 anos, tivemos a seguinte resposta: de aproximadamente 400 formados nesse período, apenas 10 % ingressaram na universidade, o diretor se mostrou preocupado quando comentamos sobre cidades como Riachão do Jacuípe que esse percentual é bastante maior, mas ressaltou, que reconhecia as deficiências que ainda existem na escola, no entanto essa disparidade entre formandos e ingressos no NS era responsabilidade também dos próprios alunos que em grande maioria não buscava por onde e dos que tentavam, como a deficiência de ensino vem desde o primário, o problema não era só daquela escola.

Por fim, ao perguntarmos sobre as futuras ações para tentar melhorar esse quadro, o que fazer para que novos egressos entrem no Nível Superior? O Diretor Denilton bastante disposto afirmou que dentre as ações, que buscará implantar, em breve estaria acontecendo na escola uma palestra sobre a importância e o papel do Ensino Médio. Com isso ajudará os estudantes a pensar qual caminho irão seguir no futuro. Espera-se que os alunos se interessem mais pela temática, que por sinal bastante instigante. Dessa forma contribuiremos para que o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro continue escrevendo sua história. 

Zacarias Batista
Fotos: Victor Santos
Ex-Alunos do CEPPC Barrocas

Fonte: Jornal @ Nossa Voz Impresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário