Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Quaresma; Católicos barroquenses percorrem várias ruas da cidade na tradicional Via-Sacra.


Cerca de 300 pessoas participaram na noite da sexta-feira (20) Via-Sacra. 

A Quaresma dura 40 dias, começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para preparar para a festa da Páscoa.

Ao longo da quaresma, acontece a Via-sacra que parte de um determinado ponto da cidade, percorre várias ruas, passando pela Praça São João, finalizando na Igreja Matriz.

A procissão da Via Sacra consiste em reproduzir de forma ‘simbólica’, o caminho de sofrimento percorrido por Jesus Cristo, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. 

Esta tradição teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. 

Em Barrocas, além da sede, a Via Sacra também é realizada nas comunidades. A procissão seguirá acontecendo sempre às sextas-feiras, encerrando na Sexta-Feira da Paixão, no dia 03 de Abril.

@ Nossa Voz - Foto: Daniel Queiroz
Informações: http://www.acidigital.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário