domingo, 23 de outubro de 2016

Barrocas: Feira do Semiarido resgata atividades culturais e movimenta povoado de Ladeira

Bumba Meu Boi da Barreira - Fotos Milena Araújo e Victor Santos
Aconteceu na tarde da sexta-feira (21) no espaço da quadra municipal do povoado de Ladeira, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar do Projeto CAT- Conhecer Analisar e Transformar, em parceria com a Escola Horiosvaldo Santos, escolas parceiras, grupo de Forró Amigos da Ladeira e grupos culturais da região.


A educação do campo, partindo do pressuposto da busca de uma identidade pessoal para o semiárido, do homem e da mulher do campo, fortalecendo a agricultura familiar e no processo do desenvolvimento sustentável. 


A coordenadora do Projeto CAT em Barrocas, Regiane Santiago destacou a iniciativa da escola em promover o evento; “Um evento como este se torna um intercâmbio cultural, temos fortalecidos e fomentado grupos culturais dentro das escolas, criamos a proposta de realizar cinco feira no município e dentro do projeto todas as escolas discutiram e apresentaram com muita qualidade a feira da Agricultura Familiar do CAT” destacou. 


A animação ficou por conta do Grupo de Forró Amigos da Ladeira, o Sr. José Bigode, ícone da cultura local e regional, ao lado de José Queiroz (expoente da cultura baiana) e banda resgatam a música cultural, o samba de roda e se apresentaram com o Batalhão Roubado. Quem prestigiou o evento pode conhecer o artesanato local, a feirinha do troca troca, se deliciar com as comidas típicas e com o segredo do bolo, além de ter gratuitamente disponível uma cabeleireira e manicure. 


Brincadeiras infantis como galinha gorda, pau de cebo e quebra potes fizeram a animação das crianças, como conta a Aluna Iasmim, que também participou das apresentações; “A gente acaba visitando a cultura de cada local” em referencia a visita ao povoado de Ladeira. 


Em conversa com Eliete Queiroz, licenciada em Biologia, professora da escola de Santa Rosa, disse como é importante conhecer a cultura de cada local, “É bom conhecer, cada lugar tem sua cultura, num evento desses onde todas se juntam é muito importante”.


Durante toda a tarde escolas parceiras e o grupo Pavão Dourado da cidade de Serrinha contribuíram para a realização das apresentações culturais da feira, como por exemplo, o Presépio, Pau de Fitas, Reisado, Samba de Roda, Batalhão de Transas, Bata do Feijão, Bumba-meu-boi, apresentação da Burrinha e o Reis de Moça. 


Eiene Santos, diretora da Escola Francisco Pereira, Povoado de Barreira falou sobre a satisfação em participar do evento; “É uma interação entre o público visitante, a escola e a comunidade’’.


Através de eventos como este, apoiada pelo MOC, Projeto CAT, UEFS, Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria Municipal de Educação a identidade cultural dos povoados e dos homens e mulheres são preservados, resgatados e preservados, diante de ações envolvendo a comunidade e estudantes.


Em breve mais fotos na Fanpage e Reportagem completa em nossa Canal.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos - Informações Milena Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário