Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Barrocas: Tradição e diversão nos Rapas de Ouricuri e Minação

Imagens Reprodução - Facebook
Tradição nos dias 24 e 25 de junho, respectivamente em Ouricuri e Minação, os Rapas são comemorados ao embalo de uma carroça enfeitada e com som potente, puxada pelos próprios moradores que fazem parte da organização. A atividade começa ao raiar do dia e se estende até à noite com as atrações no palco. 

Em cada residência, as famílias oferecem algo aos 'foliões', seja licor, milho, bolo ou até frutas. Em frente às casas, após a doação, a carroça segue parada para comemorar. E assim acontece até percorrer praticamente todo povoado em um clima descontraído com músicas animadas. Ao final do roteiro, já à noite, acontecem os shows com bandas, que é considerado um complemento, já que a festa acontece durante todo o dia. 


Foto Reprodução - Rapa do Ouricuri
No Povoado de São Miguel do Ouricuri, nesta edição que completou 20 anos da tradição, o slogan escolhido foi; "fui atrás da felicidade e acabei no rapa do ouricuri". A comunidade comemorou no feriado de São João, na segunda-feira (24). O público ainda curtiu a prata da casa, Cardozinho dos Teclados e a banda de forró Zezinho da Ema. 

Foto Reprodução - Rapa de Minação
Em Minação, são 25 anos contínuos de Rapa. A longa tradição no maior Povoado do município virou roteiro para foliões de todas as partes da Bahia, seja da capital ou municípios vizinhos. Com um enorme balde, a organização vai abastecendo o copo dos participantes, o consumo é preferencialmente do licor, bebida mais consumida durante o período junino. 

A parte de shows ficou por conta de Roque Matos, Jarbas do Acordeom e Banda Seeway. E como em toda edição do rapa, sempre no dia 25 de junho, fica o gostinho de quero mais e a expectativa para o ano seguinte.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário