Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Banda Sabor de Maçã: vocalista relembra início do primeiro conjunto musical de Barrocas

Foto: arquivo pessoal Jorge Pinto
Em meados de 1982, um grupo de jovens músicos se reuniram e fundaram o primeiro conjunto musical de Barrocas, a banda Sabor de Maçã. A formação original, antes mesmo da escolha do nome, segundo o vocalista Jorge Pinto foi com: Baguda, Zé de Belinha, Quiento e Zé Pedro. O grupo, que relevou artistas de renome nacional, contou com Radilson (baterista do Asa de Águia) e Solange (ex vocalista do aviões do forró). 

Em um dos poucos registros, uma histórica foto de um show no antigo Clube Social Recreativo, consta a formação da Banda já com Radilson (ver acima). Da esquerda para direita com os componentes: Quiento (contrabaixo), Zé de Belinha (percussão), Radilson (Bateria), Baguda (vocal) e Jorge Pinto (guitarra).

O nome da Banda foi decidido entre os amigos, Baguda e Jorge Pinto: "Um dia, Dinho de Antônio de Pomba apareceu na rua com uma camiseta com uma maça abocanhada, ai eu falei 'Baguda porque que a gente não bota o nome dessa banda Sabor de Maçã? na época já estava os filho de Antônio Tripa, Toinho, Aldson, Adilton. Ai fomos para um debate e votação e ficou o nome da banda Sabor de Maçã, que no repertório tocava do mpb ao brega: de Roupa Nova, Kid Abelha ao Amado Batista, relembrou Jorge.

A Banda Sabor de Maçã, inicialmente se apresentava na zona rural e em eventos no próprio Clube Recreativo de Barrocas, momentos marcantes para o grupo de jovens e a população que curtia as festas. Outros integrantes passaram pela banda, a exemplo de Jailton de Lili, Carlinho Mocotó, que comprou um teclado para entrar na banda.

O grupo ensaiava na garagem da casa do pai de Jorge Pinto, posteriormente se mudaram para um galpão próximo à padaria de Genésio. Jorge Pinto relembra o dia do convite para a família de Radilson, para que jovem que começou brincando com uma bateria de lata, tocasse no conjunto: "Fui em dona Tivinha, ela deixou, mas o senhor Satur no inicio não deixou, mas depois eles aceitaram". 

Radilson, filho de Dona Tivinha e o Delegado Satur, permaneceu na música e ao lado de Durval Lélys, fundou em 1988 a Asa de Águia, banda de axé brasileira que estourou no Brasil inteiro com sucessos dos carnavais de Salvador, como Quebra Aê, Dança do Vampiro, dentre outras.

Em 2015, a renomada cantora de forró Solange, ex-Aviões do Forró, que hoje segue carreira solo, relembrou do início da sua carreira e da passagem na Banda Sabor de Maçã em Barrocas: "Na época era eu Rady baterista do Asa que era uma banda de Barrocas na Bahia chamada Sabor de Maça” e conta que começou o seu sonho a partir dali “E ai foi quando começou aquela coisa toda, aquela loucura, de realmente de ser aquilo, e é isso que eu quero para minha vida” (ver aqui).

Jorge Pinto contou sobre a Banda Sabor de Maçã em participação no Programa Café Quente na Rádio A Nossa Voz, apresentado por Rubenilson Nogueira, na sexta-feira dia 20 de Novembro.


Da Redação - Por Victor Santos

2 comentários:

  1. Que Blz! um abraço pro primo Rady, pra nossa familia e amigos de Barrocas.

    ResponderEliminar
  2. Q blz ! Um abraço pro primo Rady, Sol, pros familiares e amigos de Barrocas. Muita saúde!

    ResponderEliminar