Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Vereador diz que equipamento do Posto de Saúde do Rosário foi trazido para posto de Santa Rosa para ato de inauguração


O vereador José Inácio Pinto Pereira, em discurso na Sessão da Câmara da quinta-feira (4), disse que equipamentos do Posto de Saúde do Rosário foram trazidos para inauguração no PSF de Santa Rosa e que até aquele momento não havia sido devolvido.

A inauguração aconteceu no dia 26 de novembro, naquela quarta-feira além do Posto de Saúde de Santa Rosa, a Farmácia Básica da Bahia também foi inaugurada.

As solenidades acontecerem no momento crítico, com diversas manifestações acontecendo justamente por falta de atendimento em postos de saúde de várias localidades, falta de profissionais no Hospital, além de coincidir com pedidos de exoneração do Secretário Gerival Moreira feito pelo Conselho Municipal de Saúde. Como forma de protesto os quatro vereadores da base do Prefeito não compareceram ao ato.

Com a revelação do vereador Zé Inácio, fica claro que a inauguração foi ‘forçada’ e que houve uma tentativa de mostrar uma estrutura que não condiz com a realidade, sendo necessário usar equipamentos de outras unidades para simplesmente passar a impressão de que o posto está completo.

“Pegaram equipamentos lá do Posto do Rosário e estou preocupado porque lá atende várias comunidades, pegaram os equipamentos para inaugurar o Posto de Saúde de Santa Rosa e ainda não foi devolvido”. O vereador cobrou a devolução do equipamento, e deu um prazo até terça-feira para que a situação seja resolvida. 

Além do equipamento, também trouxeram para a sede do município a dentista que lá atendia; “Não é justo tirar a roupa de um Santo para vestir outro, e isso aconteceu”, protestou.

Por telefone Zé Inácio confirmou e lamentou a situação, segundo ele há 12 anos que um Dentista atendia no povoado, pela primeira vez o serviço foi suspenso por um secretário. Ele diz que vai correr atras para que tanto o equipamento como a profissional volta a prestar serviços no Posto que atende a vários povoados da região; "Agora as pessoas tem que pagar por um serviço que a gente tinha disponível há 12 anos na comunidade".

Já o Posto de Saúde recém inaugurado, felizmente, segundo moradores do Bairro de Santa Rosa, segue com atendimento, inclusive com médicos na comunidade em vários dias da semana. 

@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário