Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Barrocas: Todas as 40 casas do Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida 2 encontram-se ocupadas

No momento todas as casas estão ocupadas
Mesmo sem nenhuma estrutura, rede de esgoto, energia, portas e janelas, sequer água potável há, mesmo assim a notícia das primeiras invasões se espalhou, e em quatro dias todas as casa foram ocupadas, até uma que nem telhado tem, abriga uma moradora.

Subiu para 40 o número de famílias que ocupam as casas populares do Conjunto Habitacional do Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida 2, ou seja o numero total de casas em construção. 

Na segunda-feira (23) apenas seis casas estavam ocupadas, mas em nova visita nesta sexta-feira nossa reportagem pode conferir que há famílias vivendo em todas as casas

Alguns dos imóveis ocupados não têm reboco, nenhum foi pintado ou mesmo recebeu encanação, mesmo assim as famílias que afirmam não ter condição de pagar aluguel improvisam e vivem em condições precárias, inclusive há muitas crianças. 

Lucia é a unica morada que ocupou uma casa sem o telhado
Parte das famílias que ocupam as casa, são cadastradas e devem ser beneficiadas, mas tomaram a decisão de ocupar pois temem ‘perder’ a casa, é o caso da jovem Lucia Cunha dos Santos, 21 anos, que contou a nossa equipe ser contemplada com o projeto, mas teme perder o beneficio; “Chorei pela manha ao ver todas as casas tomadas, por isso vim morar nessa casa sem porta, janela e telhado, pois tenho filho”. Lucia sonha em ter a casa própria, e para isso irá continuar na casa dormindo sem teto. 

Tanque que algumas famílias pegam água para tomar banho
Os moradores reconhecem que não está sendo fácil viver no local nas condições atuais,  expostos ao frio, expostos ao ataque de insetos, sem as mínimas condições de higiene pessoal, sem água encanada. Para sobreviverem no local contam com a solidariedade de moradores próximos ou se aventuram em beber água de tanque. Nossa equipe registrou um barreiro de onde uma mãe desesperada ao ver sua filha há dias sem tomar banho, pegou água e banhou a criança, o resultado da atitude apareceu na outro dia; “Ela viu todo mundo pegando a água para tomar banho e achou que podia, o bebê dela amanheceu molinha” a suspeita foi de febre alta por conta do banho com água contaminada. 


Uma menor, mãe de uma crianças de 1 ano e 8 meses e grávida de cinco meses chegou ao Conjunto na quinta-feira (26) com seu marido, e está sem dar banho na criança, pois a casa mais próxima com água de uso está distante quase 500mt; “Estou desde ontem sem tomar banho, meu filho também” disse. O casal dorme com o filho sobre um tapete. 

Inscrições  nas paredes informam que as casas já tem ocupante: "Não entre já tem 'jente' por favor" 
O clima no local é de incerteza, moradores não sabem qual será o destino de tanta gente, algumas casas foram “marcadas” com frases na parede, informando que no momento está ocupada. “Teve gente que chegou pela manhã, escolheu uma casa e quando voltou pelo meio dia pra começar a morar já encontrou gente morando”. Disse um senhor que ‘guardava’ a casa para seu filho ocupar. 

Sem lugar para morar Antonio de Dandu ocupou uma das casas
O carroceiro Antônio Pereira dos Santos conhecido como Antonio de Dandu, 54 anos, disse que não tem condições de pagar um aluguel e morava em um treiler que vive e trabalha; “Nós que estamos aqui não é atoa, é porque não temos condição de estar pagando um aluguel” e diz ser trabalhador; “eu mostro aqui meus pneus de minha carroça, trabalho muito, mas não consigo pagar um aluguel. Contou.

Segundo ocupantes que falaram com nossa equipe,  até está sexta-feira (23), nenhuma autoridade foi ao local, eles também disseram que há momentos de tensão, discussões e até ameaças.

Leia também; Barrocas: Famílias ocupam residências ainda em construção do Projeto Minha Casa Minha Vida 2
@ Nossa Voz - Por Victor Santos e Daniel Queiroz

Sem comentários:

Enviar um comentário