Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Não há indícios de que leão ou leoa 'vista' em Bela Vista - Serrinha, está a caminho de Barrocas

Reprodução Blog Barrocas no AR
Desde a manhã do domingo (30) que circulam informações em redes sociais e também em sites da região, tratando do aparecimento de uma Leoa ou um Leão, que teria escapado de um caminhão de circo, que teve problema mecânicos quando passava pelo município de Ichu 28km de Serrinha. A TV Bahia também tratou do assunto no Jornal da Manhã.

Apuramos que os relatos coincidem com a publicação de uma matéria do site AL Notícias, que trata da morte de 20 criações na propriedade do senhor Roque Renato, 61 anos morador da comunidade de Morro Redondo, na divisa entre Ichu e Serrinha. O agricultor não tem dúvidas que as mortes foram provocadas por ataques de cachorros, e que não foi a primeira vez que tem prejuízos com esse tipo de ataque. O repórter Andre Luiz, conversou com outros criadores que ao analisarem as fotos, afirmam se tratar de ataque de caninos. 

Foto: Reprodução Ichu Notícias
Não é comum felinos matarem animais e não se alimentarem com a carne, também não encontramos registros de tantos animais mortos por um só felino. A maioria dos felinos, mata e come toda a presa até se fartar. A exceção é a onça vermelha que pode abater até dez animais de uma vez numa mesma propriedade. Ela costuma enterrar os animas, se alimenta de um e os demais se perdem. 

Sobre um áudio que circula no aplicativo WhatsApp, no qual um homem afirma ser dono do Circo Picolino e alerta para a fuga de um leão, apuramos que o Circo Picolino fica localizado na Av. Octávio Mangabeira - Pituaçu, Salvador. Não conseguimos falar com a direção do Circo, mas segundo o que apuramos, a trupe não é itinerante, está instalada no local há décadas, onde funciona como escola circense.

Chegamos a seguinte conclusão: Se há um felino na região como relatam alguns moradores, ele não deve ter fugido de um circo, se apareceu para motoristas, que estão assustados, dificilmente esse animal matou ovelhas e ou caminhou em direção a Barrocas, isso porque ainda não há relatos de moradores dos Povoados barroquenses que fazem divisa com Serrinha, a exemplo de Ladeira, Curralinho, ou do lado serrinhense, Mato Fino e Subaé que viram o felino.

Foto Reprodução
Sobre uma foto de um felino numa rodovia, uma placa que aparece no canto superior direito da imagem, indica que o registro foi feito em outra região que não o Território do Sisal. Tentamos, mas não conseguimos falar com o IBAMA.

O Radialista José Ferraz ouviu um motorista de caminhão de um frigorífico, que afirmou ter visto dentro do Povoado de Bela Vista, na parte calçada, um Leão, isso após entregar bois na região. Era uma hora da manhã quando ele teria se deparado com o 'bicho' que inicialmente acreditou ser um cachorro: "eta cachorro grande arrinado" assustou-se, "rapaz quando cheguei perto, não deu pra acreditar não, aí gritei é um leão" relatou. O motorista disse ainda que o Leão era grande e tinha uma longa calda.

Local onde o leão teria sido visto
Moradores de Bela Vista também relatam que viram o leão próximo a um cruzeiro, o clima é de medo na região, pois o animal estaria faminto.

O dono do suposto circo, ainda não manteve contato com a imprensa da região para alertar a população, nem buscou as autoridades para que ajudem na captura do animal. A Assessoria da Polícia Militar, diz que nenhuma solicitação foi feita através do 190 relacionado ao caso.

@ Nossa Voz -  Por Rubenilson Nogueira
Colaborou Notícias de Santa Luz, Ichu Notícias e AL Notícias 

Sem comentários:

Enviar um comentário