Páginas

terça-feira, 23 de maio de 2017

Barrocas: Presidente do CME, Gilmar Mota participa de encontro na Capital Baiana

Secretária de Educação Jacqueline e Presidente CME Gilmar Mota - Reprodução
O presidente do Conselho Municipal de Educação de Barrocas, Gilmar Mota participou da XVIII Reunião dos Conselhos de Educação da Bahia que aconteceu nos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira) na Capital do Estado.

A Secretária de Educação, Jackeline Avelino também participou do evento que segundo a página oficial do Governo da Bahia, contou com mais de 600 inscritos. O encontro foi realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, e teve como tema “Desafios e Perspectivas para os Conselhos de Educação como Órgãos de Estado: Controle, Participação, Organização e Práticas nos Âmbitos Estadual e Municipal”.

A ação buscou discutir a atuação dos conselhos estadual e municipal de Educação, pensando em estratégias e ações articuladas pelo seu fortalecimento. O secretário estadual da Educação Walter Pinheiro discursou no primeiro dia de reunião e destacou a importância dos Conselhos em todo estado: “É uma obrigação nossa permanentemente acompanhar e trabalhar com os Conselhos. Acredito que devemos começar a agir colaborativa e de forma a nos envolvermos ainda mais nas decisões para a melhoria da Educação, e, entre essas posições, convoco a todos para, juntos, conseguirmos sobrepor a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com o objetivo de acabar com o conflito jurídico entre a LRF e as normas legais de valorização do ensino, que afetam os municípios”, ressaltou.

Gilmar Mota falou sobre a importância do encontro: "Foi excelente, houveram discussões pontuais sobre os rumos da educação no cenário político brasileiro no cumprimento do PNE - Plano Nacional de Educação e do Planos Municipais de Educação dos municípios, diante das reformas de contenção de gastos já aprovadas como emenda constitucional. Além disso, foi amplamente debatido a importância da atuação dos Conselhos de Educação como órgão de estado e de controle social nos municípios, para que possam atender os anseios da sociedade aplicando as leis e Políticas Educacionais. Foram momento importantes para minha formação enquanto conselheiro bem como para a secretaria de educação por meio da secretária, professora Jackeline, diante das discussões apresentadas. Gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal de Barrocas, por meio da Secretaria de Educação, que viabilizou nossa participação, custeando todas as despesas durante o evento", destacou o presidente .

Na programação do evento encerrado na tarde desta terça, ocorreram além de palestras, minicursos e oficinas.


@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Informações: conselhodeeducacao.ba.gov.br / jacobina.ba.gov.br

Sem comentários:

Enviar um comentário