Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fumaça escura no céu de Barrocas chamou a atenção da população.



Na manhã da quarta-feira uma fumaça escura, voltou a manchar o céu azul da cidade, segundo populares, lixo continua sendo queimado no "aterro sanitário" municipal, se é que temos um. 

Sacolas plásticas, papelão, pneus e outros resíduos, não deveriam, mas acabam sendo queimados no local onde os resíduos recolhidos nas ruas da cidade e dos povoados são despejados. 

Não custa alertar, aos desavisados que ateiam fogo em lixo, que ao praticar tal ato estão cometendo crime. Isso mesmo! O hábito de eliminar “lixo” ou se livrar de folhas de árvores no quintal de casa, rua ou terreno baldio através de queimadas é crime ambiental, podendo render ao infrator multa de R$ 500 a R$ 50 milhões. O que diz a Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998) em seu artigo 54: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana. Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos. 

A fumaça expelida é formada de gás carbônico e a sua concentração na atmosfera é uma das grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa e do aquecimento do planeta. Além disso, também traz problemas para a saúde humana, como alergias, doenças respiratórias e dermatológicas. Em se tratando dos lixões, uma lei nacional diz que as prefeituras têm até 2014 para desativá-los e instalar aterros sanitários de verdade. 

Diferentemente dos lixões (depósitos a céu aberto), nos aterros sanitários existe toda uma preparação do solo para que não haja contaminação do lençol freático e das áreas de entorno, assim como o monitoramento do ar para que sejam verificadas as emissões de gases provenientes dos resíduos enterrados ali.

Ronda @ Nossa Voz – Com Informações do 6bpmrn.blogspot

Sem comentários:

Enviar um comentário