Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

São João: Boatos e especulações sobre a realização ou não dos festejos juninos deixam dúvidas no ar.


Mais uma festa tradicional barroquense, pode está ameaçada, o tema é amplamente discutido na cidade, desde simples conversas nas ruas à postagens nas redes sociais. 

Apesar das chuvas, a cidade ainda figura entre aquelas em estado de emergência, portanto os gestores aguardam por uma decisão para não ter que cancelar um novo evento. Comenta-se que o assunto é prato cheio para grupos políticos que seja qual for à decisão vai se aproveitar da situação para tentar arranhar a imagem do governo, há quem afirme que se o governo municipal realizar o evento haverá denuncias, casa opte por não promover os festejos, a idéia seria colocar os jovens contra a gestão. 

A realidade é que está chovendo mais os efeitos da longa seca continuam, os prejuízos não serão recuperados do dia pra noite, por outro lado o São João é uma festa tradicional, que pode contribuir com o comércio local, gerando emprego e renda. 

Antonio Neto
O Jornal @ Nossa Voz perguntou para jovens barroquenses, o que eles achavam; qual a opinião deles a respeito da realização do São João. O Governo Municipal deve ou não realizar os festejos juninos? Caso a resposta fosse sim, em sua opinião como deve ser comemorado? Se for não, qual o motivo? 

“Em minha opinião temos que festejar o tradicional São João com bandas locais e duas ou três atrações de peso”, disse o Conferente de Material, Antonio Neto. 

Assucena Gordiano.
Sinceramente acho que não. Barrocas têm muita gente com fome por causa da seca, eu ando por alguns municípios e vejo a miséria reinando, principalmente na zona rural, não concordo com festa agora no são João”, disse a Universitária Assucena Gordiano. 

Augusto Mota
“Se é pra acontecer os festejos juninos em nossa cidade (Barrocas) que aconteça, mas espero que seja uma festa organizada e com grandes nomes da musica brasileira, ao contrário dos anos anteriores que deixaram a desejar, onde as autoridades pecaram na segurança, organização e etc. Que esse ano também possa ter uma pequena mudança nos dias de festa na cidade, que possa ser feita a festa nos dias 22 e 23 na cede, sendo que nos dias 24 e 25 acontece os tradicionais RAPPA nos povoados de Ouricuri e Minação” disse o comerciante Augusto Mota. 

Nilda Queiroz
“Eu preciso conhecer mais sobre essa questão para falar com mais propriedade, afinal não dá pra deduzir as coisas, se é que me entendem. Quem garante que os recursos que seriam investidos na festa fossem direcionados, de fato, aos problemas causados pela seca? Por outro lado, os festejos juninos são importantes, fazem parte da cultura e investir na cultura não é algo sem valor, pelo contrário, uma festa bem organizada e COERENTE com a época não iria trazer nenhum problema, até porque uma boa administração dos RECURSOS PÚBLICOS e uma aplicação direcionada às NECESSIDADES da população dão conta de sanar as problemáticas do município, acredito. Ou seja, penso que deve existir os festejos juninos, mas também devam existir medidas que sanem não só os problemas da seca, mas todos os outros problemas que vem nos maltratando e nos sufocando” disse a Estudante de Geografia da UNEB, Nilda Queiroz. 

Joandyson Miller
“SIM. Pois devemos manter a tradição das festas juninas de Barrocas, sempre teve eventos tradicionais pela região como por exemplo o forro da rua do quebra, o rapa da Minação, o rapa do Ouricuri e principalmente a festa que acontece todo ano e reúne todos os habitantes da cidade que é a festa do dia 24 de junho que é realizada na cede da cidade. Esses eventos deveria ter o apoio do governo do estado para que possa ser realizado a cada ano melhor!”, disse o Gráfico Joandyson Miller

Jornal @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário