Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Barrocas 5ª melhor gestão fiscal no estado, em contrapartida Serrinha entre as 10 piores. 13 anos de muitas disparidades


Foi publicado nos últimos dias no site: noticiasdesantaluz.com.br, que a cidade Serrinha infelizmente está entre as 10 piores cidades baianas em gestão de recursos, isso em um universo de 417 municípios. A nível nacional se encontra entre as 500 piores gestões financeiras, agora num universo de 5570. No entanto, Barrocas apresenta-se como a 5ª melhor gestão dos recursos a nível estadual e 582ª no nacional. Isso mostra que nesse intervalo de pouco mais de 13 anos muitas coisas aconteceram. 

Para melhor conhecer os indicadores e parâmetros para tais resultados tem-se que: “Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos. “ 

[...] “Metodologia O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.” 


 http://www.firjan.org.br/ifgf/ 

Segundo a entidade, na edição 2013 do IFGF tendo 2011 como ano base, Barrocas possui a seguinte pontuação 0,7014, ou seja, dentre os conceitos, se encontra no grupo B, de boa gestão. Enquanto Serrinha possui a pontuação 0,2222, que configura a posição no grupo D gestão crítica. 

Enfim, é notório que nesse período houve realmente um salto no desenvolvimento de Barrocas. Antes se via abandonada. Serrinha também teve seus avanços, no entanto, considerando que a pouco mais de 13 anos Barrocas ainda fazia parte de Serrinha, a jovem cidade mostra ter aprendido a lição de casa, além de dá exemplos à sua “mãe”. Esperasse que Barrocas continue assim e que Serrinha siga o exemplo. 



Por - Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia UEFS 
Com informações - http://www.firjan.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário