Páginas

sábado, 27 de junho de 2015

Barrocas: Tradição e animação se repetem nos rapas dos povoados de Rosário, Ouricuri e Minação

Foto - Reprodução Facebook
Quem pensou que os festejos juninos em Barrocas terminariam no dia 24 se enganou, em três comunidades a animação continuou nos tradicionais ‘Rapas’ que a cada ano contam com maior número de participantes e falia em dobro.

A carroça puxada por homens ou mesmo um carro com som pra lá de estiloso arrastou principalmente os ressaqueados em busca de mais diversão mas teve participação de todos os públicos. 

No dia 24 aconteceram dois ‘Rapas’, nos povoados do Rosário e em São Miguel do Ouricuri, o JAN acompanhou os dois evento e constatou uma coisa; tem público suficiente para as duas festas.

Foto - Reprodução Facebook
O povoado do Rosário promoveu a 7° edição da festa, na camisa dos participantes a frase chamava atenção “Vamos festejar, vamos nos divertir, é o Rapa do Rosário, quero você aqui!”. Por onde passava o carro ‘arrumado’ chamava atenção, em cada casa uma comida diferente, da carne assada, ao bolo, amendoim e não poderia faltar, o licor pra animar os foliões. Pra fechar com chave de ouro subiram ao palco Vaguinho e Cia e banda Kangaia de Ouro. 

Uma das organizadoras, Valdeci Pereira, conhecida como Val comemorou e agradeceu ; “Queremos agradecer ao Prefeito Almir de Maciel, Tita de Roque, ao Secretário de Cultura Rubenilson Nogueira, ao vereador Zé Inácio e a nossa comunidade por organizar e receber os visitantes, agradecemos da criança ao idoso que sempre faz nossa festa ficar mais linda e animada! Obrigada a todos que compraram a camisa... E que venha 2016. Obrigada Jesus por nos conceder mais alegria em famiília”. Escreveu.


Foto - Reprodução Facebook
O 16° Rapa do Ouricuri segundo organizadores começou as 9h da manhã, passando pelas casas e literalmente fazendo o rapa. Neste ano mais famílias aderiram a festa cedendo as comidas e bebidas para os foliões. Robenildo Brito, um dos coordenadores comemorou em seu perfil na rede social facebook; “Rapa do Ouricuri. tudo de bom! Obrigado Senhor pela bênção alcançada mais um ano!”, escreveu. Pela noite a animação ficou por conta Robson dos Teclados, Oz Sakanynhaz e Lore Love encerrou a festa.


Inicio do Rapa da Minação - Foto - Victor Santos
O Rapa Minação foi o pioneiro no município e não só por isso atrai um grande público que festeja das primeiras horas do dia 25 ao raia do dia 26. Já são 21 anos de tradição e mesmo no dia útil, fica evidente o grandeza da festa pois muita gente dá um jeito de faltar ao trabalho e lota as ruas do povoado, os shows que acontecem à noite contam com uma multidão. Na cidade até parece ser feriado também dia dia 25!

Após os Rapas é a vez de festejar o São Pedro, comemorado neste ano em duas comunidades, Bom Gosto neste sábado e Lagoa Redondo no domingo dia 28.

Os festejos contam com total apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas, através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.  


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário