Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Pés de milho passam dos 3 metros de altura e surpreende comerciante barroquense




Foi com surpresa que o comerciante José Fortunato Junqueira, 57 anos, conhecido como Dé do Caminhão, viu crescer em sua propriedade na fazenda Carrapato, Zona Rural do município de Barrocas pés de milho que já passam dos 3 metros de altura.

Na tarde desta terça-feira (30) fomos à localidade e visitamos a propriedade, para a nossa equipe o proprietário Dé do Caminhão contou que plantou meio litro de sementes pois queria apenas o milho para comer assado e cozido, mas percebeu que sua pequena plantação esteve crescendo além do comum, e acabou gigantesca, os pés chegam a quase três metros e meio de altura.

Foi com a ajuda da esposa Vanuzia que o senhor Dé plantou o milharal, a terra chegou a ser adubada mas apenas a área onde foi plantado o feijão; “as sementes são comuns, eu preparei bem o solo com adubo de resíduo para plantar o feijão, mas justamente o milho que tratei normal cresceu desse jeito, em toda minha vida nunca vi um negócio igual a esse” comentou surpreso. 

Na propriedade encontramos milho alho e o feijão, o plantio foi da maneira tradicional, na enxada e jogando as sementes no solo; “gastei meia hora plantando, foi coisa bem rápida”, explicou. 


Um pé de milho comum pode atingir dos 70 cm aos 2,50m de altura, para surpresa de quem passa e de Junqueira os maiores pés ultrapassam os 3,5m ainda não deram espiga; “falta ainda uns 15 dias para dar, então daqui pra lá vai crescer muito ainda”. 

Para o ano que vem ele garante que plantará novamente com as sementes deste ano  na esperança de ter novamente um boa colheita; “sempre planto, este ano os milhos cresceram bem, vou consumir algumas espigas e guarda a semente para ano que vem”.



Na região chove bem, ponto positivo para o desenvolvimento do plantio; “aqui ta bem de chuva, é andando e afundando o pé na terra” disse o comerciante que nas horas vagas e finais de turno do seu trabalho de venda de bloco, tijolos e telha visita sua propriedade para acompanhar de perto o crescimento das plantas. Enquanto nossa equipe o acompanhava notamos que nenhumas das roças vizinhas e próximas tinham pés de milho daquela altura.

Leia sobre outro caso parecido; Pé de milho gigante brota no quintal de agricultor no Povoado de José Leopoldino, Zona Rural de Barrocas.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário