Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Barrocas: Fiéis católicos vão manter a tradição da Procissão do Fogaréu em São Miguel do Ouricuri

Foto: Reprodução
Em todas as regiões do Brasil, as celebrações da Semana Santa são marcadas pelas tradições populares e pela fé no 'Cristo Ressuscitado'.

Uma destas tradições é a procissão do fogaréu, que acontece há aproximadamente 40 anos na comunidade de São Miguel do Ouricuri, zona rural de Barrocas, e simboliza a procura e a prisão de Cristo. Segundo a catequista e atual vereadora Maria Lucenir, a procissão simboliza também a fé do católico de viver esses dias com penitência e compaixão de tudo o que se passou naquela época: "serve para a gente relembrar um pouco o sofrimento que Jesus passou".

A procissão começa às 18 h da quinta-feira (13), quando as luzes das ruas da comunidade serão apagadas, e estas serão iluminadas apenas pelas tochas levadas pelos fiéis que participam. Dezenas de pessoas deixam a Igreja de São Miguel e partem em caminhada pelas ruas do povoado, se encontrando assim com outro grupo que virá em procissão da comunidade vizinha de Lagoa do Velho, para juntos participarem da celebração.

Em Barrocas, na sexta-feira (14) acontecerá na Praça da Matriz, a encenação do espetáculo 'Paixão e Morte de Cristo'  com direção de Renildo Ramos e os atores amadores, naturais de Barrocas.

@ Nossa Voz - Por Daniele Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário