Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Previsão do tempo aponta clima favorável para mais chuvas no município de Barrocas

"Mandacaru quando fulora na seca, é sinal que a chuva chega no sertão" 
Xote das Meninas - Luiz Gonzaga - Fotos Victor Santos
O clima de forte calor, o cinza do mato seco e tanques praticamente vazios mudou por um cenário verde, de certo frio e de boa parte dos reservatórios com água, tudo isso após o domingo e segunda (25 e 26) de chuvas em terras barroquenses, tanto na sede como em praticamente toda zona rural. A previsão do tempo e a crença em sinais naturais, apontam para que os próximos dias a tão necessária chuva continue caindo no sertão.

Entrada do açude que fica as margens da estrada velha para Teofilândia/BA
A chuva iniciou tímida no último sábado (24). Nas regiões de Caldeirão Grande ao Bairro do Cedro, é território do açude de Seu Zequinha, um dos mais antigos da região. Segundo informações da família, desde o mês de julho não se acumulava água suficiente para encher o reservatório. A situação foi piorando com a estiagem, e por completo ficou seco. 

Com as chuvas que caíram entre o ano de 2015 e 2016, o reservatório ficou com a capacidade máxima, para alegria daqueles que sofreram com a longa estiagem dos anos anteriores. Nos meses iniciais de 2018 choveu, mas não o suficiente: "A chuva que deu esse ano pegou pouca água". Informou Gabriel Firmo, filho do proprietário do açude. Com a previsão do site 'Clima Tempo' para os próximos dias, há a esperança de que o açude acumule água suficiente para encher, e até transbordar depois de longos anos.

Açude de Seu Zequinha estava há praticamente 4 meses vazio. 

Nos quatro cantos do município, a chuva caiu, mesmo que suficiente apenas "pra molhar a terra" em algumas regiões, mas já o suficiente para amenizar os efeitos da seca. A previsão é de chuvas durante essa semana. Nesta terça-feira, a previsão é de 80%, com sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. O Clima Tempo estima leves pancadas de chuvas para os próximos dias.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário