Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Violeiro barroquense Antonio Queiroz participa do Festival Internacional de Poesia do Recife


O nosso conterrâneo Antonio Queiroz, Barroquense do povoado da Ladeira, tem valorizado nosso município com sua arte de violeiro repentista.

O nosso barroquense Antonio Queiroz é um legítimo defensor de gêneros musicais nordestinos, como os chulas do sertão, cocos, martelos, agalopados, xote, marcha de pé-de-serra e repente. Nasceu em 1957, Fazenda Ladeira em nossa Barrocas, e cresceu acompanhando a mãe, dona Rosa, no roçado do Sisal e nas brincadeiras dos Sambas de Roda da região. Foi dividindo-se entre esses ambientes que aprendeu seus primeiros acordes e as cantigas de trabalho das batidas de milho e feijão.

Sua primeira viola foi confeccionada por ele mesmo para animar uma roda de amigos usando uma cabaça e linha de anzol: “ali, aquele era o maior instrumento do mundo”, relembra Queiroz animado.

Ainda jovem deu início à sua carreira artística, quando montou duas duplas caipiras: a primeira com seu irmão, “Tonho & Du”, a segunda com um primo, “Baiano e Baeta”. Daí seguiu acompanhando grandes nomes do samba rural e do repente nordestino, como Curió, Zé Pedreira e Bule Bule com quem gravou o CD “A Fome e A Vontade de Comer”. Antonio Queiroz participou de inúmeros festivais de violeiros e de cultura popular e comandou programas de repente da Rádio Difusora (hoje Continental) de Serrinha-BA, como ainda hoje tem suas participações nas emissoras de Serrinha e de toda a Bahia e por este Brasil afora.

Recentemente, Antônio Queiroz participou do Festival Internacional de Poesia do Recife – FIP de 23 a 26 de maio, ao lado de tantos outros expoentes nomes desta cultura da viola.

Em conversa, Antônio Queiroz se mostrou um apaixonado pela cultura da viola, do repente, da poesia, e de toda manifestação cultural que circunda o jeito de ser do nordestino que reflete nesta cultura.

Para Queiroz a maior dificuldade é a ausência de patrocínio e o que mais deixa triste é que esta cultura não está sendo valorizada em sua própria região, pois não há divulgação nem eventos afins para envolver a população, principalmente os jovens que estão sendo bombardeados por estilos musicais importados sem letra nem ética.

Em conversa, por telefone, com o Secretário de Cultura do município de Barrocas, o Sr. Rubenilson Nogueira, que vem dando apoio à cultura do município, nos afirmou que esta cultura, incluindo aí Antônio Queiroz, terá seu devido espaço em momento oportuno.


Fonte: Leitura da Sociedade – Informações: festivalinternacionaldepoesia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário