Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Barrocas: I Conferência de Promoção a Igualdade Racial


Na quarta-feira 17, aconteceu a I Conferência de Promoção a Igualdade Racial no município de Barrocas.

A Conferência foi realizada no auditório do Colégio Municipal tendo seu inicio ás 8:00 e encerrando ás 15:00. O objetivo foi eleger os delegados que vão representar a cidade na III Conferencia Estadual de Promoção a Igualdade Racial.

A conferência teve inicio com a formação da mesa, composto pelo prefeito municipal Sr. José Almir, Secretario de Cultura Rubenilson Nogueira, Secretaria de Educação Ana Clecia, e a Representante da Sociedade Civil Ana Angélica e Creusa Juriti Diretora de Promoção da Igualdade Racial do Município de Serrinha

Aprovação da pauta
O Prefeito Municipal, destacou a importância daquele momento para a cidade; “realizar essa I Conferência de Promoção a Igualdade Racial é um marco na nossa história, e deve dar início a diversas ações na busca de banirmos de uma vez por toda o racismo, assim como devi servir para começarmos um processo de reparação pelo que não foi feito até o momento em relação a este tema”.

Em sua fala ao público Creuza Juriti na oportunidade representando a SEPROMI, com sua experiência abordou cada Eixo da Conferência e cobrou que a secretaria de educação inclua o temo nas escolas conforme a implementação da Lei 10.639/03 que está em vigor desde 2003. Posteriormente Creusa desenvolveu uma excelente palestra, abordando o tema com muita propriedade, levando a todos os presentes a refletirem bastante; “No Brasil mesmo ainda havendo racismo, parece que não há o racista pois as pessoas que agem assim sempre negam, por isso muitos ainda sofrem esse preconceito”.


Em seguida a palestra, foram montados quatro grupos para desenvolverem as propostas, na parte da tarde os grupos se reuniram novamente e terminaram de criar e debater as propostas, onde depois foram apresentadas para todos, sendo amplamente aceitas.


@ Nossa Voz – Por Gilderverson Bispo

Sem comentários:

Enviar um comentário