Páginas

sábado, 17 de agosto de 2013

Barrocas: Associação comunitária dos moradores do Lajedinho se destaca na produção de polpas com frutas típicas da região.


Moradoras da comunidade de Lajedinho, situada entre as localidades de Santa Rosa e Gitaí, vêm gerando renda extra, graças a um trabalho exemplo na região, a produção de polpa de frutas. 

Formado exclusivamente por mulheres, o projeto estabilizou as finanças da Associação e através da produção, tem ainda contribuído com a geração de renda na comunidade, atualmente cerca de 15 mulheres participam da ação.

O sugestivo nome “Delícias da Terra” nós foi apresentado pela presidente, Ednalva, que nos falou com alegria sobre a união das mulheres da associação, contou que tudo começou quando elas ainda produziam cocada vendida pela região, logo iniciou-se a produção de licores na época do São João, as polpas surgiram graças a um curso de beneficiamento de polpa ministrado na cidade de Teofilândia. Os freezeres foram conseguidos através do Consulado da Mulher.

O processo começa pela matéria prima, encontrada em abundância na região, a higienização é feita antes da retirada do “olho” da fruta, após isso é levado para panela cozinhando até a pele soltar, no liquidificador industrial a polpa é triturada e levada para recipientes onde são colocadas nas embalagens e por fim é lacrada na seladora e recebe a etiqueta com a marca "Delícias da Terra".



Os produtos fazem parte da região, são frutos tradicionais como Acerola, cajá, manga, tamarindo, umbu e cajá que as mulheres trabalham produzindo a polpa com muito amor e dedicação.



As porções com as delícias, são produzidas com 500ml e 1000ml, e já são comercializados, assim fazedo parte da mesa dos barroquenses.  Algumas parcerias foram firmadas para que elas desenvolvessem as atividades dentro de sede própria, instituições como o REIFEL, MOC e COSIBA atuaram no auxilio e contribuíram com a associação. 

@ Nossa Voz - Por Victor Santos / Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário